Psicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1419 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Associação Nacional de Necropsia
Psicologia do Luto
Prof. Ricardo

Evellyn Maria de Oliveira

Ética, Humanização e Loucura

São Paulo
2012
Índice

1. Ética 3
2. Humanização 4
3. Loucura 5
4. Referências 7

1. Ética
Segundo VÁSQUEZ (1993), ética é o conjunto sistemático de conhecimentos racionais e objetivos a respeito do comportamento moral dos homens. É a teoria ou a ciência do comportamentomoral dos homens em sociedade, ou seja, é a ciência de uma forma específica do comportamento humano.
Também podemos definir ética conforme MOTTA (1984), que a conceitua como sendo o conjunto de valores que orientam o comportamento do homem em relação aos outro, homens na sociedade em que vive, garantindo, o bem-estar social.
Conforme as definições de MOTTA (1984) os valores éticos são critériosou modelos em virtude dos quais escolhas são feitas em alternativas de ação; são idéias ou crenças que guiam os povos na sua maneira de viver. Ou são critérios de ação indispensáveis à auto-realização, do ser humano, garantindo o convívio social. Os valores éticos sintetizam na prática o que significam o bem, para que a pessoa humana possa ter a sua maneira de agir em consonância com oposicionamento ético que assumiu.
Neste sentido MOTTA (1984), afirma que ser responsável, respeitar a dignidade humana, praticar a verdade e a justiça, reconhecer o valor da solidariedade é o mínimo que se pode exigir para a formação ética de uma pessoa, face ao contexto sócio-cultural em que vive.
Para tais valores, O’brien (2001) explica que existem diversos modelos éticos de como os seres humanos aplicamsuas filosofias éticas adotadas nas decisões e escolhas que precisam fazer diariamente no trabalho e em outras áreas de suas vidas. Uma teoria se concentra, por exemplo, nos processos de tomada de decisão das pessoas e enfatiza como os vários fatores ou nossas percepções desses fatores afetam nosso processo de decisão ética.
O’brien (2001) ressalta ainda, que: os atributos individuais (nívelmoral, metas pessoais, mecanismo de motivação, auto-imagem, experiências de vida, status profissional, personalidade); o ambiente pessoal (grupo de colegas, família); o ambiente profissional (códigos de conduta, requisitos de credenciamento, encontros profissionais); o ambiente de trabalho(metas empresariais, política declarada, cultura empresarial, ambiente social); ambiente governamental/legal(legislação, agências administrativas, sistema judicial) e o ambiente social (valores religiosos, humanistas, culturais e sociais) podem afetar nossos processos de decisão e levar a comportamento ético ou antiético.
2. Humanização

Em nosso entender, a Humanização se fundamenta no respeito e valorização da pessoa humana, e constitui um processo que visa à transformação da cultura institucional, pormeio da construção coletiva de compromissos éticos e de métodos para as ações de atenção à Saúde e de gestão dos serviços. Esse conceito amplo abriga as diversas visões da humanização supracitadas como abordagens complementares, que permitem a realização dos propósitos para os quais aponta sua definição.
Por ‘humanização’ entende-se menos a retomada ou revalorização da imagem idealizada do Homem emais a incitação a um processo de produção de novos territórios existenciais, Com isto vai-se configurando um “núcleo do conceito de humanização [cuja] idéia [é a] de dignidade e respeito à vida humana, enfatizando-se a dimensão ética  (Benevides & Passos, 2005a).
Segundo RIOS (2009), a humanização reconhece o campo das subjetividades como instância fundamental para a melhor compreensão dosproblemas e para a busca de soluções compartilhadas. Participação, autonomia, responsabilidade e atitude solidária são valores que caracterizam esse modo de fazer saúde que resulta, ao final, em mais qualidade na atenção e melhores condições de trabalho. Sua essência é a aliança da competência técnica e tecnológica com a competência ética e relacional.
Afirma RIOS (2009), que humanizar, então,...
tracking img