Psicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1103 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ENSINO PRESENCIAL COM SUPORTE EAD
SISTEMA DE INFORMAÇÃO

Psicologia da Comunicação

PORTFÓLIO
Nome: Ana Paula de Vasconcelos RA: 236022011
PROFºSILVIA



GUARULHOS
2012

ENSINO PRESENCIAL COM SUPORTE EAD
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

PORTFÓLIO 2

PISCOLOGIA

Trabalho apresentado ao curso de Sistemas de Informação daFaculdade ENIAC para a disciplina de Psicologia

Prof.ª SILVIA

Guarulhos
2012
TRABALHO DE PISCOLOGIA
PORTFOLIO 2
QUESTÕES

1-Quais as consequências para o desenvolvimento do processo cognitivo (maneira pela qual o indivíduo reflete, relaciona fatores, abstrai e conclui) da utilização de técnicas e instrumentos de condicionamento pelaorganização, padronização de tarefas, normatização rígida, punições e recompensas pela obediência e seguimento de normas e padrões de trabalho e de comportamento?
R: No primeiro caso, a punição é efetivada por meio da eliminação do indivíduo do sistema organizacional. Em outras palavras, usa-se o processo de demissão. Em consequência da aplicação desta punição, será possível observar, por parte dos demaismembros da organização, principalmente em relação às chefias superiores, um sentimento de ameaça que condicionará um comportamento cada vez mais dependente, menos criativo e mais caracteristicamente de seguidores.
No segundo caso, aplicam-se punições, tais como perda de funções de supervisão ou de chefia, falta de promoção salarial, ostracismo. Essas punições geralmente criam para o indivíduouma situação de instabilidade, de desmoralização e um alto nível de tensão. Na realidade, é uma forma de neutralizar sua influência e sua falta de promoção salarial, enquanto outros são promovidos. Do ponto de vista ético, esta forma de condicionamento envolve os valores daqueles que a adotam e não compete
discuti-Ios como certos ou errados. Do ponto de vista organizacional, poder-se-á observar,junto aos membros da organização que não sofreram punição, um clima de instabilidade e um comportamento protetor e defensivo, além de dependência e obediência, cada vez maiores às normas e regulamentos. Além desses fatores, poderá surgir um descrédito em relação às políticas e diretrizes organizacionais, como também em relação às chefias superiores.

2-Quais as consequências do condicionamentopsicológico na criatividade e na responsabilidade do indivíduo enquanto membro da organização?
R: As organizações normalmente adotam tanto o reforçamento negativo como a punição para condicionar indivíduos a se comportar dentro dos padrões organizacionais e para extinguir comportamentos não desejados, obedecendo a regulamentos e a normas estabelecidas e apresentando um nível de produtividade deacordo com as expectativas da organização. A não adequação de alguns membros da organização aos padrões, regulamentos e normas estabelecidas pode ocasionar o uso de dois tipos de punição. No primeiro caso, a punição é efetivada por meio da eliminação do indivíduo do sistema organizacional. Em outras palavras, usa-se o processo de demissão. Em consequência da aplicação desta punição, será possívelobservar, por parte dos demais membros da organização, principalmente em relação às chefias superiores, um sentimento de ameaça que condicionará um comportamento cada vez mais dependente, menos criativo e mais caracteristicamente de seguidores. No segundo caso, aplicam-se punições, tais como perda de funções de supervisão ou de chefia, falta de promoção salarial, ostracismo. Essas punições geralmentecriam para o indivíduo uma situação de instabilidade, de desmoralização e um alto nível de tensão. Na realidade, é uma forma de neutralizar sua influência e sua falta de promoção salarial, enquanto outros são promovidos.

3. Quais são as consequências do uso pela empresa do condicionamento para a melhoria da qualidade, para a produtividade da empresa, bem como para o compromisso consciente e...
tracking img