Psicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2429 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Fatores determinantes do processo de desenvolvimento humano: fecundação humana, interação, hereditariedade X meio ambiente.
Por que um indivíduo se desenvolve de uma determinada maneira? Quais são os fatores que determinam o desenvolvimento humano? Por que em uma família de cinco filhos, por exemplo, cada filho é tão diferente do outro, apesar de terem tantos fatores em comum? Ao mesmo tempo,por que pessoas tão diferentes, em condições tão diversas, passam por processos tão parecidos? Afinal, o que determina o desenvolvimento do indivíduo?
Esta questão é frequentemente respondida de um modo muito esquemático: são fatores internos e extemos ao indivíduo, os fatores 'internos' seriam relacionados, principalmente, à hereditariedade e ao processo de maturação e os fatores extemos' sevinculariam às variáveis ambientais e sociais.
A hereditariedade diz respeito à carga genética que cada criança recebe dos pais.
Os cromossomos feminino e masculino irão se combinar na nova célula constituída após a fecundação.
O recém-nascido é um ser totalmente dependente do cuidado dos adultos para sobreviver. É necessário todo um processo prolongado de construção, de amadurecimento, deinteração com o ambiente e com as pessoas, para que esse ser Se torne, de fato, humano e possa ir se tornando independente, autônomo, capaz de se defender, de cuidar de si mesmo e de lutar pela sua sobrevivência.
Devido a permanente interação da criança com a realidade, com as pessoas e os objetos, ela vai amadurecendo determinadas habilidades, órgãos ou funções que, anteriormente, não estavam prontaspara se desenvolver.
Hereditariedade e maturação não são processos independentes dos fatores ambientais. Assim fica evidente a constatação de que a criança, como o homem em sua totalidade, é um ser que vai se construindo na sua relação com as coisas e com as outras pessoas. Se não for deste modo, o desenvolvimento humano não é possível.
Fatores como a hereditariedade e a maturação, não muitoimportantes no sentido de permitir certa organização e ordenação do processo de desenvolvimento. De fato, a hereditariedade e a maturação constituem uma base mais ou menos flexível para o desenvolvimento do indivíduo.
o mais comum é distinguir de um lado os fatores tidos como 'naturais' e, de outro, os fatores tidos coma 'sociais'. Essa distinção tom servido historicamente para 'justificar' muitasformas de preconceito e discriminação social, quanto a cor, raça, sexo, grupos sociais, idade, entre outras.
Nesses casos, afirma-se que um determinado grupo de pessoas tem certa qualidade sem função de suas condições naturais. sobre os fatores determinantes do desenvolvimento humano, não é possível afirmar a predominância de um fator sobre outro. Ao contrário, é preciso alargar nossa compreensãopara entender que todos esses fatores, em seu conjunto, determinam nas mais diferentes formas e combinações, a constituição do indivíduo.
2.o desenvolvimento da criança no contexto sócio-cultural: físico cognitivo e sócio emocional.
Muito se tem falado em Educação Especial, porém destinada especialmente aos portadores de deficiências mental, visual, auditiva, físico-motoras e múltiplas, tendocomo horizonte a inclusão desses deficientes. Porém, todo e qualquer aluno pode apresentar, ao longo de sua aprendizagem, alguma necessidade educacional especial, temporária ou permanente, amplia-se a visão da Educação Especial. Então, ela passa a abranger também as dificuldades de aprendizagem que não estão vinculadas a uma causa orgânica específica, considerando que, por dificuldades cognitivas,psicomotoras e de comportamento, alunos são frequentemente negligenciados ou excluídos dos apoios escolares.
Temos como fatores próprios da criança a inteligência, a motivação, a curiosidade, acompanhados de fatores sociais, históricos, culturais, afetivos, emocionais que compõem o meio no qual ela está inserida. Família, professores, parentes e amigos, enfim, todas as pessoas que habitam o...
tracking img