Psicologia

Páginas: 3 (652 palavras) Publicado: 11 de novembro de 2013
Como o cidadão comum pode participar do processo político?
inShare
Falta menos de um mês para as eleições municipais, dia 7 de outubro, assunto que hoje em dia, muita gente encara comdescrédito. Mas não deve ser assim, defende Pedro Gontijo, Secretário Executivo da Comissão Brasileira de Justiça e Paz, Organismo vinculado à CNBB, para ele, as mudanças são possíveis.
“A primeira coisa que agente precisa para conseguir modificações na sociedade é acreditar que é possível, quando a gente acredita a gente investe, quando a gente não acredita a gente fica parado.”
O secretário explica queo engajamento de cada cidadão no processo político e a mobilização da sociedade são fundamentais. Ele recorda frutos como a aprovação da Lei 9840, a Lei da Ficha Limpa e a Lei de Transparência. “Algoque há 10 anos parecia impossível, hoje é realidade.”
Para Gontijo, a eleição é apenas o momento de escolher os representantes, e o trabalho do eleitor não para por aí, é preciso acompanhar otrabalho do candidato eleito. “ A pessoa não fica representante se as pessoas as quais ela representa não se manifestam ... é fundamental ter um acompanhamento depois.”
Participação em ConselhosInstitucionais, em Comitês de acompanhamento do orçamento municipal, ou em iniciativas e projetos como “adotar” um vereador, no sentido de acompanhar seu trabalho, são meios sugeridos por ele. “Às vezesescutamos as pessoas reclamarem que o vereador está longe das pessoas, mas também do nosso lado, da sociedade, fazemos isso, comparecemos na hora do voto, e depois a gente some, não nos envolvemos.”
Alémdessa medida, outra orientação é acompanhar as notícias sob diferentes fontes, de maneira a estar inteirado sobre o que acontece no bairro, na cidade, no estado e no país, o secretário defende que este éum ponto importante inclusive para a evangelização. “ Para cumprirmos nossa missão evangelizadora temos que estar em sintonia com o que está acontecendo no mundo, temos que estar inseridos neste...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Psicologia ou as psicologias
  • A psicologia ou as psicologias
  • A psicologia ou as psicologias
  • A PSICOLOGIA OU AS PSICOLOGIAS
  • A psicologia ou as psicologias
  • Psicologia ou psicologias
  • A psicologia ou as psicologias
  • A psicologia ou as psicologias.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!