Psicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (363 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
As relações entre desenvolvimento, aprendizagem, cultura e educação
A psicologia da educação esteve dividida tradicionalmente em duas posturas irreconciliáveis em torno dos conceitos dedesenvolvimento e de aprendizagem. Simplificando ao Maximo, uma postura sustenta que o crescimento pessoal deve ser entendido basicamente como o resultado de um processo de desenvolvimento em boa medida internoas pessoas. A outra postura, ao contrario, afirma que o crescimento pessoal é antes o resultado de um processo de aprendizagem em boa medida esterno as pessoas, de maneira que a educação deve serorientada a promover e facilitar a realização de aprendizagens culturais especifica.
De acordo com esse esquema, os grupos humanos promovem o desenvolvimento pessoal de seus membros, fazendo-os participarde diferentes tipos de atividades educacionais e facilitando-lhes, mediante essa participação, o acesso a uma parte de experiência coletiva culturalmente organizada, isto é, ao conhecimento cujaapropriação por parte das novas gerações era considerado relevante e necessário em um modelo histórico determinado.
A Natureza construtiva do psiquismo humano
Foi-se impondo no campo da psicologia, etambém nos da pedagogia e da didática, uma serie de formulações e enfoques que, para alem das diferenças que mantêm entre si, compartilham uma visão do psiquismo humano conhecida genericamente como“construtivismo”. Do ponto de vista da psicologia da educação, a ideia principal talvez mais forte e tambem a mais amplamente compartilhada é a que se refere à importância da atividade mental construtivadas pessoas nos processos de aquisição do conhecimento, o que leva a por a enfase no aporte que sempre e necessariamente a pessoa que aprende proporciona ao próprio processo de aprendizagem.
Anatureza social e cultural dos processos de construção do conhecimento
A generalização dos enfoques construtivistas em educação levou a uma visão da aprendizagem escolar como um processo que, alem de...
tracking img