Psicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1492 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A LIDERANÇA ATRAVÉS DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL


Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Ciências Contábeis (CON15)
13/04/2011


RESUMO


A emoção não é apenas importante, mas absolutamente necessária para tomarmos boas decisões, agirmos de maneira otimizada na solução de problemas, enfrentarmos as mudanças e alcançarmos o sucesso. Mas é necessário saber administrar ossentimentos e conseguir conhecer a nós mesmos, lidar com nossas emoções e nos colocarmos no lugar do outro para pensar em sentir o que ele sente.

Palavras-chave: Liderança; Sentimentos; Inteligência.



1 INTRODUÇÃO


Este trabalho tem por objetivo apresentar o que é inteligência emocional, e como usá-la para ter um bom resultado, liderando independente do local de trabalho.A inteligência emocional não pode ser considerada somente um fator genético, pois suas habilidades podem ser aprendidas e desenvolvidas. Possuímos duas mentes, consequentemente dois tipos de inteligência, a emocional e racional. Nosso desempenho na vida vai depender destas duas inteligências.


As pessoas que conhecem a si mesmo, e as pessoas que a cercam têm uma grande possibilidade deliderar de maneira eficiente gerando resultados, sendo eficazes. A chave para liderança está nos domínios da inteligência emocional, não da inteligência racional, pois quem conhece e se dá bem com os próprios sentimentos e com de outras pessoas, leva vantagem em qualquer campo da vida.


2 INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

A inteligência emocional é descrita por vários autores da área dapsicologia, pela maneira como as pessoas lidam com suas emoções e a das pessoas ao seu redor. Com a aplicação da inteligência emocional, as emoções dispersas, descontroladas e geralmente maléficas, podem ser analisadas, controladas e direcionadas para o desenvolvimento de pessoas e grupos.


Sua popularização iniciou-se em 1995 através de Daniel Goleman, um psicólogo, jornalista e escritor, como fascinante livro que traz o termo como título. Ele derruba a teoria que a inteligência racional não é garantia de sucesso e felicidade, e o mito que inteligência é determinada pela carga genética, ele demonstra que pessoas de QI elevados podem fracassar. Segundo Goleman (1998), “IE refere-se à capacidade de identificar nossos próprios sentimentos e os dos outros, de motivar a nós mesmos e degerenciar bem as emoções dentro de nós e em nossos relacionamentos”. O êxito pode ser produzido por qualquer indivíduo que tenha capacidade para controlar seus impulsos, agindo com coerência em seus projetos e metas profissionais e pessoais. Segundo Nascimento (2008, p.101):


Inteligência Emocional é um conjunto especifico de aptidões utilizadas no processamento e conhecimentodas informações relacionadas à emoção. Na história da psicologia moderna, o termo “inteligência emocional” expressa um estágio na evolução do pensamento humano: a capacidade de sentir, entender, controlar e modificar o estado emocional próprio ou de outra pessoa de forma organizada.


Segundo Daniel Goleman existe alguns componentes básicos para o desenvolvimento da inteligência emocional:Autoconsciência: observar-se e reconhecer os próprios sentimentos; formar um vocabulário para os sentimentos; saber a relação entre pensamentos, sentimentos e reações.
Tomada de decisão pessoal: examinar suas ações e conhecer as conseqüências delas; saber se uma decisão está sendo governada por pensamento ou sentimento.
Lidar com tensão: aprender o valor de exercícios emétodos de relaxamento.


Comunicações: falar efetivamente de sentimentos; tornar-se um bom ouvinte e perguntador; distinguir entre o que alguém faz ou diz e suas próprias reações ou julgamento a respeito; enviar mensagens do "Eu" em vez de culpar.
Auto-revelação: valorizar a franqueza e construir confiança num relacionamento; saber quando é seguro arriscar-se a falar de seus...
tracking img