Psicologia

Páginas: 11 (2659 palavras) Publicado: 17 de outubro de 2012
Psicologia Da Educação



Osasco 14 de Setembro 2012








SIGMUND FREUD Nascido no ano de 1856 em Frei Berg, na Moravia, antiga repúblicatcheca o Sigmund Freud foi um médico Neurologista Judeu Austríaco. Freud é considerado o pai fundador da psicanálise, estudou medicina na Universidade de Viena e desde cedo se especializou em neurologia.
Seusestudos foram o pioneiro acerca do inconsciente humano. Freud iniciou seus estudos pela utilização da hipnose com o método de tratamento para pacientes com histeria. Ao observar os pacientes, elaborou a hipótese de que a causa da doença não era física, mas psicológica e não orgânica essa hipótese serviu de base para outros conceitos, o inconsciente.
Freud também é conhecido por suasteorias dos mecanismos de defesa, repressão psicológica e por criar a utilização clinica da psicanálise como tratamento da psicologia através do dialogo com os pacientes. Acreditava que o desejo sexual era a energia motivacional primária da vida humana, assim como suas técnicas terapêuticas.

TEORIA DA REPRESENTAÇÃO
Em suas teorias, Freud afirma que os pensamentos humanos são desenvolvidosobtendo acesso à consciência por processo diferenciado, relacionando tal idéia à de que a sistemática do nosso cérebro trabalha essencialmente com campo da semântica, assim a mente desenvolve o pensamento em um sistema intrincado de linguagem, baseados em imagens, as quais são meras representações significados latentes.
Essencialmente, é assim, uma teoria da personalidade e umprocedimento de.

Psicoterapia. A Psicanálise, contudo, influenciou muitas outras correntes de pensamento.

E disciplinas das diversas ciências humanas, gerando uma base teórica para uma forma.

De compreensão da ética, da moralidade e da cultura humana.

É importante observar que em linguagem comum, o termo Psicanálise muitas vezes é usado como sinônimo de Psicoterapia ou mesmo de Psicologia.No entanto, Psicologia refere-se à ciência que estuda o comportamento e os processos mentais, e a Psicoterapia ao uso clínico do conhecimento obtido por ela.

Portanto, se fez necessário apresentar o ponto de partida de sua analise, a saber, a Psicanalise desenvolve alguns apontamentos sobre o infantil conforme a concepção freudiana.




FREUD A SUA IMPORTÂNCIA NA EDUCAÇÃOFreud teve muita importância na educação com a sua psicanálise com o surgimento de uma possibilidade para compreender o fenômeno educativo através da noção de inconsciente, oferecendo as bases para pensar em uma educação que visasse à diminuição dos efeitos patogênicos da repressão, e oferecer um modo de profilaxia às neuroses. Ele acreditava que um dos meios para evitar o aparecimento de sintomas,neuróticos seria oferecer uma educação não repressiva que respondesse aos questionamentos da criança à medida que eles fossem surgindo. Percebia como os sintomas neuróticos poderiam resultar em certa inibição intelectual.

Freud com a sua Psicanálise nutria uma teoria explicativa da natureza, com desenvolvimento do psiquismo, dessa forma contribui para dos métodos e objetivos educacional.Na verdade queria começar a instruir a “educação para realidade”. Contudo, podemos dizer que com a Psicanálise possibilita a compreender certas dificuldades do aluno, ao educar poderiam ser analisadas algumas atitudes, suas praticas do cotidiano da sala de aula e sua concepção da aprendizagem. Assim Freud usava métodos de estudos em pratica do dia a dia.

Para Freud só pode...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Psicologia ou as psicologias
  • A psicologia ou as psicologias
  • A psicologia ou as psicologias
  • A PSICOLOGIA OU AS PSICOLOGIAS
  • A psicologia ou as psicologias
  • Psicologia ou psicologias
  • A psicologia ou as psicologias
  • A psicologia ou as psicologias.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!