Psicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1090 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Psicologia e Epistemologia genética de Jean Piaget

Esta teoria do desenvolvimento da inteligência foi desenvolvida pelo biólogo, psicólogo e filósofo suíço Jean Piaget (1896-1980), e consiste em parte numa combinação das teorias filosóficas existentes à época, o apriorismo e o empirismo. Baseado em experiências com crianças a partir do nascimento até a adolescência, Piaget postulou que oconhecimento não é totalmente inerente ao próprio sujeito, como postula o apriorismo, nem provém totalmente das observações do meio que o cerca, como postula o empirismo.
Para Piaget, o conhecimento é construído através da interação do sujeito com seu meio, a partir de estruturas existentes. Assim sendo, a aquisição de conhecimentos depende tanto das estruturas cognitivas do sujeito como da relaçãodele, sujeito, com o objeto.
1.Jean Piaget (1896-1980) PESQUISOU e elaborou uma TEORIA sobre os mecanismos cognitivos da espécie (sujeito epistêmico) e dos indivíduos (sujeito psicológico). Desenvolvimento da Inteligência Construção do conhecimento Epistemologia Genética
2.A grande questão: Como os homens constróem conhecimento??? Ao elaborar a Teoria Psicogenética , procurou mostrar quais asmudanças qualitativas por que passa a criança, desde o estágio inicial de uma inteligência prática (período sensório-motor), até o pensamento formal, lógico-dedutivo, a partir da adolescência. O conhecimento não pode ser concebido como algo predeterminado desde o nascimento (inatismo), nem como resultado do simples registro de percepções e informações (empirismo). Resulta das ações e interações dosujeito com o ambiente onde vive.
3.Construtivismo Piaget – dois filões de pesquisa com caráter construtivista . Sociogênese : produção do conhecimento enquanto um empreendimento da humanidade; dinamismo próprio de toda construção sócio-histórica. Para Piaget, a sociogênese pode ser estudada valendo-se das estruturas internas. Psicogênese : formação dos conhecimentos do sujeito .
4.CONCEITOS:Processo de Inteligência: 1) Assimilação: o sujeito entra em contato com o objeto (com o meio), retira informações e interpreta-as... assimila-as. 2) Acomodação: os objetos do conhecimento apresentam propriedades e particularidades que nem sempre são assimiladas (incorporadas) pelos esquemas já estruturados no sujeito. A este mecanismo de ampliação ou modificação de um esquema de assimilação,Piaget chamou de acomodação . Assim, conhecer um objeto é assimilá-lo. No entanto, quando um objeto apresenta certas resistências ao conhecimento, a organização mental se modifica e a esse processo chamamos acomodação.
5.Por aproximações sucessivas, articulando assimilações e acomodações, completa-se o processo a que Piaget chamou de adaptação . A cada adaptação realizada, novo esquema assimiladorse torna estruturado e disponível para que o sujeito realize novas acomodações e assim sucessivamente. O que promove este movimento é o processo de equilibração , conceito central na teoria construtivista. Abstração Empírica: informações retiradas do meu objeto. Abstração Reflexiva: informações retiradas do minha ação sobre o objeto.
6.CONCEITOS Equilibração cognitiva – produto das trocas dosujeito com o mundo; síntese provisória, pois todo conhecimento aponta novos problemas a investigar. Equilibração majorante – movimento em espeiral, em que cada equilíbrio de nível superior funciona como novo ponto de partida para formações mais amplas, elaboradas e complexas . Sujeito epistêmico – sujeito ideal, universal, que representa o conjunto de possibilidades a que pôde chegar o ser humano(pensamento hipotético-dedutivo). O sujeito crítico e criativo da pedagogia progressista encontra respaldo no construtivismo.

Estágios de desenvolvimento
Para Piaget, o desenvolvimento humano obedece certos estágios hierárquicos, que decorrem do nascimento até se consolidarem por volta dos 16 anos. A ordem destes estágios seria invariável e inevitável a todos os indivíduos, embora os...
tracking img