Psicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1123 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1-

Destacam-se como visto a atuação clínica, e as aplicações à área escolar e organizacional, contudo constantemente surgem novas áreas e subdivisões das áreas de atuação já estabelecidas. Assim sendo considere-se provisória essa relação: (Para maiores detalhes ver o verbete Psicologia Aplicada):


O Pensador de Rodin, em introspecção.Psicologia ambiental
Psicologia clínica
Psicologiacriminal
Psicologia comunitária
Psicologia da moda
Psicologia da religião
Psicologia da saúde
Psicologia do trabalho
Psicologia econômica
Psicologia educacional
Psicologia esportiva
Psicologia forense
Psicologia hospitalar
Psicologia industrial
Psicologia jurídica
Psicologia médica / Medicina comportamental
Psicologia no serviço público de saúde
Psicologia organizacionalPsicopedagogia
Psicologia social do trabalho
Psicologia e toxicomanias




2-estuda o comportamento, a experiência subjetiva e os processos mentais a eles subjacentes, possui área de trabalho muito ampla. Além da pesquisa científica há um número sempre maior de áreas em que o conhecimento da psicologia teórica é aplicado. Além disso a aproximação da psicologia com as neurociências,(neuropsicologia) processo observável já nos primórdios da psicologia científica e que se tem acentuado muito nos últimos vinte anos, conduziu a uma expansão da própria área de estudo da disciplina, de tal forma que hoje se acrescenta à definição de psicologia também o estudo dos processos neurológicos subjacentes aos processos mentais[1]. O presente Artigo procura oferecer uma visão geral e sucinta dadisciplina e de suas diversas áreas de atuação, oferecendo ligações para os artigos mais específicos.



3-

ASSOCIACIONISMO
Wundt (Estreturalismo e/ou Associacionismo)
Esta corrente estudou a consciência humana, e em especial as suas experiências sensoriais, seguindo o modelo da Química (segundo o qual, todas as substâncias são compostas por átomos que se combinam formando moléculas). Tentardecompor a mente, a consciência, nos seus elementos simples, as sensações. Para wundt, o objecto da psicologia era, o estudo da mente, dos processos mentais, da experiencia do consciente do Homem. No laboratório vai tentar conhecer os elementos constitutivos da consciência como se relacionam e associam, Concepção Associacionista. O seu discípulo Edward Tichener vai designar por estruturalista, dadoque o objectivo era o estudo da estrutura da consciência.

Objecto: consciência

Método: Introspecção (auto-observação)

BEHAVIORISMO
Watson (Behaviorismo)


John Watson, o pai da psicologia científica. Watson queria que a psicologia fosse igual a uma ciência, rigorosa e objectiva. Assim o psicólogo tinha de assumir um papel de cientista. O psicólogo agora tinha de renunciar áintrospecção e limitar-se á observação externa. Só se pode estudar directamente o comportamento observável. Cabe ao psicólogo decompor o objecto – comportamento – nos seus elementos e explica-lo de forma objectiva recorrendo ao método experimental. O estudo do comportamento consciente em estabelecer as relações entre Estímulos e Respostas.

Estímulos: conjuntos de excitações que agem sobre o organismo.Estímulos do meio externo e do meio interno.

O comportamento é determinado por m conjunto complexo de estímulos, situação. Cada situação corresponde a um dado comportamento, isto é, conjunto de respostas. Respostas explícitas (lágrima), respostas implícitas (batimentos cardíacos).

Para os comportamentalistas, a resposta é tudo o que o animal ou ser humano faz.

Comportamento: conjunto derespostas objectivamente observáveis, determinado por um conjunto complexo de estímulos (situação) provenientes do meio físico ou social.

O psicólogo, conhecendo o estimulo, deverá ser capaz de: prever a resposta e se conhecer a resposta poderá identificar o estímulo, situação que provocou.



GESTALTISMO
Köhler (Gestaltismo)




O gestaltismo é uma corrente que deu um importante...
tracking img