Psicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1293 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sigmund Freud, nasceu em 1856 em Frieberg, território pertencente à Áustria, e que atualmente está anexado a Tchecoslováquia. Filho de família judaica, Freud aos 4 anos muda-se para Viena e lá vai passar a maior parte de sua vida, somente aos 82 anos que ele vai morar em Londres e lá que aos 82 anos morre.A vida colegial foi um marco fundamental para a vida de Freud, ora, desde novo que devido aoseu alto grau de inteligência, as expectativas depositadas no futuro desse garoto foi muito grande, não só pelos seus familiares, como também pelo próprio Freud, onde ele mesmo reconhecia a sua sapiência e consagrava os seus estudos como uma forma de não cair em uma mediocridade intelectual no futuro, justamente por isso que ele dedicava-se aos estudos antes, durante e depois do tempo em que iaescola.A educação foi fundamental para a vida do jovem Sigmund Freud, além de seu gosto pelos estudos, ele também tinha em sua mente que somente por esse caminho que uma pessoa pertencente a uma família de recursos econômicos pequenos poderia ascender socialmente e culturalmente, a fim de freqüentar os grandes círculos sociais vienenses.Ao se formar em medicina, se especializou em doenças mentais,onde atuou como neurologista estando em um campo onde a clientela sofria as chamadas doenças nervosas psicoses, neuroses, esquizofrenia, e histerias. Nessa época os tratamentos estavam centrados em eletroterapia, massagens, hidroterapia ou até mesmo a hipnose. Diga-se de passagem, que é válido destacar essa ultima forma de tratamento, uma vez que, foi a que Freud mais adotou, antes da criação dapsicanálise.Dr. Freud se destacou muito dos demais profissionais de sua área, devido à notória preocupação em além de descrever e classificar os sintomas que estava os seus pacientes, buscava também as causas reais de tais enfermidades. Atuando assim como um arqueólogo da mente em suas consultas, sempre anotando e estudando essas doenças.Com isso, ele destacou os seguintes pontos iniciais nessesestudos sistemáticos sobre a mente humana:

BibliografiaKUPFER, M.C. Freud e a Educação: o mestre do impossível. 3ª edição. São Paulo, Editora Scipione, 1997.Textos:PSICANÁLISE: SUA CONTRIBUIÇÃO À EDUCAÇÃO.DESENVOLVIMENTO PSICOSSEXUAL: A TEORIA DE FREUD.

Contribuições da Psicanálise para a educação

Resumo
Este artigo apresenta uma discussão das contribuições da Psicanálise para aeducação,que se dá através do estudo do funcionamento do psíquico e dos processos mentais, onde ocorre a aprendizagem, do estudo dos vários tipos de formas de pensamento, da aprendizagem através dos processos de identificação e de transferência que ocorrem na relação professor e aluno.
Os estudos psicanalíticos devem direcionar-se mais a ajudar o educador na tarefa de educar, missão quase impossível de serrealizada com sucesso pleno, O educador precisa ajudar o aluno a buscar o seu equilíbrio na construção do eu(ego) para que a aprendizagem possa ocorrer de forma eficaz e contínua.Iremos abordar alguns pensadores e suas teorias,bem como algumas formas de textos incluídos na psicanálise.

Summary
His article presents misogyny of the contributions of psychoanalysis to education in general, thatis through the study of the functioning of the psychic and mental processes, where learning takes place, the study of various ways of thinking, learning through the processes identification and transfer that occur in the teacher and student.
The psychoanalytic studies should focus more to help the educator in the task of educating almost impossible task to be performed with full success, theteacher needs to help the student to seek balance in their construction of self (ego) so that the learning canoccur efficiently and contínua.Iremos address some thinkers and their theories as well as some forms of texts included in psychoanalysis.
Palavras-chave: Psicanálise, Educação, Processos de Ensino Aprendizagem, O Inconsciente na Educação;
O diálogo entre a Psicanálise e a Educação...
tracking img