Psicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (990 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
BAPTISTA, M. N.; DIAS, R. R. Enfermaria de Pediatria: Avaliação e Intervenção Psicológica. In.: Psicologia Hospitalar: teoria, aplicações e casos clínicos. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2009, 2ªed. Cap. 4.

“ [...] É de fundamental importância a discussão da avaliação e da intervenção psicológica neste contexto e dos procedimentos que identifiquem esta realidade, devido aoscomprometimentos emocionais/comportamentais consequentes da hospitalização para a criança e seus familiares.” (p.53)
“ Tem-se observado, no decorrer da prática, que crianças hospitalizadas, de patologias queidentifiquem quadros como doenças crônicas, infecciosas, neurológicas e acidentes, com tempo de internação superior a cinco dias, tendem a desenvolver transtornos comportamentais e/ou psicológicos. (p.53)Torna-se importante detectar, nesses casos, imediatamente após a internação, quais são as variáveis psicológicas das criança e da família que aumentam a probabilidade de a criança desenvolver, durantea hospitalização, transtornos que comprometam a boa recuperação do quadro clínico.(p.54)
[...] Faz-se necessário que a entrevista psicológica no contexto hospitalar identifique tais variáveis.”(p.54)
“ Desenvolvimento pode ser considerado como o estudo científico do como e porque o organismo humano cresce, se modifica no transcorrer da vida, e também como os indivíduos podem permanecer iguaisem diferentes situações. Este processo ocorre durante toda a vida, pois cada período do ciclo de vida é influenciado pelo que ocorreu antes e irá afetar o que virá depois (Newcombe,1999). (p.54)
ParaPapalia e Olds(2000), estas mudanças, que podem ser qualitativas e quantitativas, ocorrem ao longo do tempo de maneira ordenada e relativamente duradoura. São adaptativas e afetam estruturas físicas,neurológica, processos de pensamento, emoções, formas de interação social e muitos outros comportamentos.” (p.54)
“ O desenvolvimento infantil, de acordo com os estágios cognitivos, também é...
tracking img