Psicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (297 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Cláudia Benaion
Síntese analítica: desenvolvimento e aprendizagem
De acordo com a autora Coutinho, no decorrer da psicologia, foram surgindo diversas teorias psicológicas para explicar osprocesso de desenvolvimento e aprendizagem e a relação de ambos. Alguns especialistas, com fundamento empirista, defendem que o desenvolvimento e a aprendizagem são métodos idênticos que dependem da ação domeio sobre o individuo. Outros teóricos, com principio racionalista, argumentam que o desenvolvimento depende do amadurecimento progressivo de estruturas pré-formadas no individuo e a aprendizagem éum método externo, que não depende do desenvolvimento.
Alguns defendiam características inatas do ser humano e outros eram a favor dos fatores ambientais e sócioeducacionais como influenciacomportamental. Sem contar que outros defendem idéias de interação sujeito-objeto, o que inclui cooperação de processos hereditários, genéticos, maturacionais, bioquímicos, estimulação ambiental eaprendizagem.
Durante as minhas atividades do estágio das séries iniciais, foi observado no 3º ano, o comportamento de uma professora, de acordo com a concepção da mesma, o aluno não traz conhecimento prévio.Realizou-se o teste da alfabetização para analisar o nível de leitura e escrita. A professora ao observar que a criança apresentava dificuldade em desenvolver a proposta estabelecida, interveio com ocomentário de que o aluno não apresentava capacidade alguma de cognição. Presenciando tal situação, esta profissional transpareceu um caráter totalmente inatista.
Portanto, existe concordância nosestudos psicológicos em relação aos processos de hereditariedade, ambiente, maturação e aprendizagem ligados ao comportamento humano. O problema é explicar a influência de cada um desses processos nodesenvolvimento individual. O homem não é agente de sua aprendizagem, sendo influenciado pelos estímulos do ambiente.



--------------------------------------------
[ 1 ]. Estudante do curso...
tracking img