Psicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3521 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PSICOLOGIA
ATENDIMENTO AO PACIENTE





PSICOLOGIA


A UTILIZAÇÃO DA PSICOLOGIA PELO TÉCNICO EM RADIOLOGIA

Antes de falarmos da importância do estudo da psicologia para o técnico em radiologia, vamos conhecer um pouco sobre essa nova ciência. Para se conhecer melhor uma ciência, é útil remontar as suas origens. O interesse por assuntos que pertencem a psicologia é muito antigo,mas enquanto ciência é muito jovem. Os discípulos e mesmo os filhos de seus fundadores ainda vivem.
Podemos dizer que: “Psicologia é a ciência que estuda o comportamento de seres animados e, no caso do homem, seu comportamento, sua experiência e seu modo ser ou personalidade.” Atualmente escutamos falar em Psicologia nos mais diversos meios , e podemos verificar que a mesma foi dividida,dependendo das variações de seu objeto. Existe uma única Psicologia, que podemos chamar de “mãe”, que se ramificou em várias especializações. Tal como a matemática, onde encontramos várias especializações (cálculos álgebra, trigonometria, geometria, etc.), a Psicologia também possui varias ramificações, dependendo do seu objetivo de estudo: Psicologia Evolutiva, Psicologia Diferencial, PsicologiaSocial, Psicologia Organizacional, Psicologia Escolar, Psicologia Clínica, etc.
Os caminhos da Psicologia nem sempre seguem na mesma direção. Como o seu objetivo de estudo
A escola do Behaviorismo enfatiza que o comportamento dos seres animados (o homem e os animais) ocorre dentro do modelo E-R (Estímulo-Resposta). Teve seu início com as pesquisas do cientista russo Ivan Pavlov.Dentro desta escola acredita-se que todo o nosso comportamento seja feito com base no E-R. É a escola mais utilizada atualmente dentro das organizações, pois fornece resultados mais rápidos, trabalhando diretamente com a área de incentivos.
Esta escola tornou-se universalmente conhecida por seus trabalhos e longas pesquisas sobre reflexos em animais (condicionamento). Podemos citar como exemplodo E-R uma situação bem conhecida nossa, quando sentimos um cheiro delicioso de alguma comida e sairmos para comprá-la. O estimo seria o cheiro delicioso e a compra seria a resposta (o cheiro da pipoca dentro do cinema, que faz com que as pessoas parem de assistir ao filme e saiam para comprá-la).
Outra escola é a Gestalt, conhecida também como Escola da Percepção. Ela enfatiza que não sepercebem, de começo, as partes, ou seja, a Percepção se faz a partir do todo. Percebemos de forma global. Essa teoria foi iniciada em 1912 por Wertheimer, atualmente é bem aceita. Como exemplo pode citar a figura de um homem que se aproxima, de imediato percebemos a figura do homem e depois, através dos detalhes percebemos que é o nosso vizinho.
Se não Percepção seria como uma pedra, queestá ligada ao meio apenas fisicamente. A cada momento estamos agindo sobre o meio exterior, em interação com tudo o que nos rodeia perceber não é reproduzir fielmente o objeto presente. Segundo a lei da Gestalt “bastam alguns elementos para se organizar ou ter uma percepção do todo”. Ao sermos apresentados a alguém, formamos de imediato o que se chama em Psicologia de Percepção de Pessoa, isto é,formamos uma imagem daquela pessoa com base em algumas características apresentadas por essa pessoa.
A percepção possui duas funções muito importantes:
✓ Função defensiva
Através da percepção que nos defendemos dos perigos;
✓ Função informativa
Através da percepção tiramos as informações do meio ambiente;
Este item é muito importante para o Técnico emRadiologia, porque ele necessita sempre estar atento a tudo o que se passa ao seu redor, sem influenciar ou ser influenciado, apenas lembrando que as pessoas percebem de acordo com suas necessidades. Cabe também ressaltar que nem tudo o que percebemos corresponde à realidade.
A Escola Psicanalítica foi iniciada por Freud em 1895, e está dirigida no sentido de que o comportamento humano...
tracking img