Psicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (637 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
“ESTAMIRA”
O filme
Estamira conta a história de uma mulher de 62 anos atormentada por distúrbios mentais, que vive e trabalha num aterro sanitário e que recebe mais de 8 mil toneladas de lixo pordia.
Estamira Gomes de Souza personagem-título do longa de Marcos Prado é vencedor de 33 prêmios nacionais e internacionais . Ele narra a vida desta intrigante personagem da nossa história recente. Éum filme que consegue manter atenção do espectador, construir pontos de vista, assim como induzir emoções em relação às situações apresentadas pela personagem.
Aos poucos Marcos Prado mostra que nainfância de Estamira sofreu maus tratos nos momentos antigos que refletem em seu cotidiano vigente e ao decorrer do documentário explica seu estado emocional.
Na sua infância sua avó Le levou paraum prostíbulo, aos 12 anos. Saiu de lá aos 17 anos para casar-se, e o marido passou a traí-la, e ela o deixou. Com um novo casamento, foi morar no Rio de janeiro, o novo marido, com quem teve seusegundo filho, passou a traí-la também e achando pouco o que fazia com Estamira a fez internar sua própria mãe também doente mental em um hospício. O casamento desandou e Estamira saiu de casa abandonandoo marido, e a primeira coisa que fez ao separar-se foi tirar sua mãe do Hospital Pedro II, chamado sanatório psiquiátrico, muito conhecido pelos maus tratos aos seus pacientes internos. E após todosesses transtornos em sua vida Estamira passou a ter delírios, e é através de suas alucinações que encontra formas de se vingar ao que passou e escapar do seu passado vivenciado, pssando então a viverna rua.
Já com aparência desprezada e silhueta desgastada, é uma mulher ferida mas com fortes traços de rancor e coragem. Ficou conhecida por suas declarações visionárias, manifestando um incríveldespertar de consciência e interesse global. Trabalhou durante mais de 20 anos no Jardim Gramacho (Rio de Janeiro) como catadora de lixo.
No documentário ela reage as críticas iniciais praticando um...
tracking img