Psicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1716 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2010
Ler documento completo
Amostra do texto
PSICOLOGIA NAS ORGANIZAÇÕES

Prezados alunos estamos enviando textos que relacionam as dúvidas mais freqüentes até a aula 5. Esperamos que sejam de utilidade para os seus estudos.
Vale lembrar a importância no apoio aos três pilares oferecidos pela graduação a distância:
A) As telas disponibilizadas no ambiente online que são liberadas sempre com uma semana de antecedência de suas aulasteletransmitidas;
B) As aulas teletransmitidas (que ocorrem às quartas-feiras à noite e que ficam gravadas, para os alunos que não conseguem assistí-las em tempo real);
C) A leitura do livro de apoio que foi recebido logo após a matrícula.

Além disso, existem ainda, professores de psicologia disponíveis a todo tempo para tirar dúvidas e, assim, viabilizar o enriquecimento desseprojeto de estudo.
Um grande abraço e muito sucesso!
Professores de psicologia da Ead.

AULA 1 – A PSICOLOGIA NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL

Os tratados mais modernos de psicologia a definem como a ciência que estuda todo comportamento (inclusive o de animais inferiores) e os processos mentais. Devemos entender como “processos mentais” qualquer atividade cognitiva (que envolva raciocínio) como:percepção, aprendizagem, motivação, memória, emoção, linguagem etc.

A evolução dos estudos em psicologia coincide com a evolução dos estudos em medicina e, sobretudo, em anatomia.
Realizaram-se descobertas em torno do cérebro que, além de mudar o seu status no corpo humano, permitiu entender distúrbios da conduta, perda de memória, afasias (perda da fala) e outras patologias que tinham sua origemna atividade cerebral. Desde então, o cérebro pode ser associado à conduta humana e jamais considerado como uma estrutura passível de separação do corpo.
Mente e corpo são indissociáveis.
A psicologia tornou-se ciência autônoma no início do séc XX a partir da criação do primeiro laboratório experimental por Wundt, na Alemanha, precisamente em 1920 (DAVIDOFF, 2001).
Atualmente a psicologiaconstitui uma fonte de estudo de bastante utilidade para os meios organizacionais uma vez que viabiliza o melhor entendimento do comportamento individual e de grupo, permitindo conforme Regato (2008):

• À gestão de condições mais favoráveis ao trabalho, apesar das limitações de cada colaborador e organização;
• A administração de conflitos organizacionais;
• A criação de políticas deRH mais humanizadas;
• A realização de técnicas em RH de maneira mais assertiva (entrevistas, seleção, pesquisa de clima, avaliação de desempenho);
• Etc.

AULA 2 AS ORGANIZAÇÕES E TENDÊNCIAS CONTEMPORÂNEAS DE GESTÃO

As organizações fazem parte de nossa vida desde sempre, a começar pela nossa família e por todas as extensões grupais que acontecem a posteriore.
Definimosorganizações como: pessoas que atuam em conjunto para a satisfação de objetivos comuns. Os objetivos comuns, portanto, precisam existir para a constituição organizacional.
A mudança organizacional é um tema freqüente no meio organizacional, hajam vistas as necessidades que estes têm para atender os mercados a que servem. Estas envolvem dimensões humanas, tecnológicas e organizacionais.Participamos sempre das organizações ou como colaboradores (ganhando o nosso sustento) ou como usuários (nas organizações para prestações de serviços, enquanto correntistas de banco, clientes na área comercial etc).
As organizações são classificadas como simples e complexas, conforme o contingente de pessoas que delas participam e de sua estrutura (vide as diferenças no livro de consulta e nas telas noambiente online).
O maior desafio enfrentado nos ambientes organizacionais na contemporaneidade é o gerenciamento de grandes grupos de pessoas.
O ambiente de tarefa atual deve promover uma percepção favorável nos colaboradores de modo que estes cresçam profissionalmente e, por conseqüência, promovam o crescimento organizacional.

AULA 3 A PERCEPÇÃO

A percepção constitui um processo de...
tracking img