Psicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1580 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO EXTREMO SUL DA BAHIA
FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

CURSO SERVIÇO SOCIAL

BRUNA OLIVEIRA
BRUNELLy sacramento
EUSLÂNDIA OLIVEIRA
maria HAIANE BOTELHO
KITELLY ROMÃO
LEILA ROCHA
PRISCILA LIMA

behaviorismo

Maio/2012
Itamaraju-Ba

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO EXTREMO SUL DA BAHIA
FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

CURSO SERVIÇOSOCIAL

BRUNA OLIVEIRA
BRUNELLY MUNHOZ
EUSLÂNDIA OLIVEIRA
MARIA HAIANE BOTELHO
KITELLY ROMÃO
LEILA ROCHA
PRISCILA LIMA

behaviorismo

Trabalho requisitado:
Professor Leandro da Silveira Vieira,
Na Disciplina Psicologia.
ll Semestre Serviço Social,
Para obtenção parcial de crédito.

Maio/2012
Itamaraju-Ba

INTRODUÇÃO


O objetivo deste trabalho é mostrar conceitos básicossobre o behaviorismo e a terapia cognitiva comportamental, para o esclarecimento de sua prática profissional na teoria da personalidade, ao qual, é considerada um conjunto de valores ou termos descritivos usados para caracterizar o indivíduo estudado de acordo com as variáveis ou dimensões que ocupam posição central na teoria adotada (HALL; LINDZEY, 1984).







BEHAVIORISMO

Oinício do século XX testemunhou o surgimento e desenvolvimento de movimentos rivais na psicologia. Todos eles ajudaram a modelar nossa atual e ainda desagradada área (Kimble, 1984). Embora os psicólogos contemporâneos não mais integrem movimentos específicos, muitos se identificam com uma de quatro principais perspectivas: behaviorista, cognitivista, humanista ou psicanalítica.
O behaviorismo (oucomportamentalismo), inaugurado por John Watson em 1913, tomou como base o funcionalismo, o método experimental e o condicionamento de Pavlov e o associacionismo para construir seu saber.
Watson resolveu transformar a psicologia em uma ciência “respeitável”. Para atingir este objetivo, ele insistia, os psicólogos precisavam usar métodos objetivos e estudar comportamentos observáveis. Em 1912,quando Watson, figura forte e brilhante, começou suas opiniões, nasceu o movimento conhecido como behaviorismo. O behaviorismo atraiu muitos seguidores; e, de uma forma ou de outra, dominou a psicologia por trinta anos, da década de 1930 á década de 1960. Hoje, continua a exercer profunda influência.
O mais importante behaviorista depois de Watson foi B. F. Skinner, que buscou trabalhar com ocomportamento operante, através de uma filosofia da ciência do comportamento, que ele chamou de behaviorismo radical, que visa sua análise experimental.
A base da corrente skinneriana está na formulação do comportamento operante (um comportamento que tem efeito sobre o mundo) e destacam os processos formulados pela teoria, o reforçamento, o controle de estímulos, a discriminação e a generalização.PSICOTERAPIA

Como pesquisador e clínico no campo das psicoterapias cognitivo-comportamentais, Dobson teve a oportunidade, nas últimas duas décadas, de testemunhar o crescimento da riqueza clínica, assim como dos avanços na avaliação da eficácia de seus modelos de intervenção. O editor salienta a importância das inovações das psicoterapias cognitivo-comportamentais, a partir de uma perspectivateórica, fugindo do modelo de livro em que os transtornos psiquiátricos servem como organizador para a exposição de tratamentos diferenciados. A ideia é a de explorar o crescimento dos vários modelos cognitivo-comportamentais, fornecendo um arcabouço conceitual atualizado aos leitores interessados.
Dobson considera como psicoterapia cognitivo-comportamental aquela intervenção que se baseia no modelomediacional, ou seja, em que uma mudança cognitiva deva mediar ou levar a uma mudança comportamental. Destaca que algumas psicoterapias têm enfoque mais cognitivista, outras mais comportamentalistas, mas que todas buscam mudanças adaptativas e que a avaliação de resultados segue sendo fundamental. Dobson reconhece a considerável resistência para a implementação de práticas psicoterápicas de...
tracking img