Psicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1133 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A ARTE É COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL
Além das palavras existe diferentes estimulos que são percebidos e recebidos pelo outro, através dos quais a comunicação se processa. Um olhar, um tom de voz um pouco diferente, um levantar de sobrancelhas, podem comunicar muito mais do que está contido em uma mensagem manifestada através das palavras.


PROBLEMAS DA COMUNICAÇÃO
Uma dessasconstatações de pessoas que se dizem com grandes problemas de comunicação de fato, os problemas são relativamente simples e de fácil solução. O que ocorre é que esse problema, por menor que seja, compromete todo o sistema de comunicação. Por exemplo, uma pessoa pode ter boa cultura, ser extrovertida e desinibida, saber usar bem as mãos, possuir um rico vocabulário e dominar uma boa fluência verbal. Podepossuir tudo isso, mas se falar de forma linear, com voz monótona irá provocar desinteresse e sonolência aos ouvintes e, consequentemente, a comunicação ficou limitada.

O somatório desses pequenos problemas impede que uma pessoa se comunique com fluidez e naturalidade, impedindo-a de mostrar o seu potencial e a sua competência, gerando frustrações na vida pessoal e profissional, EX:
Timidez-definida como o desconforto e a inibição em situações de interação pessoal
Saber Ouvir-Saber ouvir é muito mais do que escutar e darmos a nossa interpretação conforme desejarmos ou baseada nas nossas próprias limitações. É cultivar a difícil arte da empatia que é a habilidade de se colocar no lugar do outro.
Voz- Outra grande dificuldade para muitos é sobre a utilização adequada da voz.Há pessoas quefalam muito devagar, outras ainda que tenha dicção ruim ou falam de forma linear ou ainda com volume muito baixo.
Corpo: Curiosamente, a expressão corporal assume até mais importância do que a voz. Medo de olhar nos olhos, expressão, aparência mal cuidada, ausência de gestos ou excessiva gesticulação, bem como posturas inadequadas é suficiente para tirarem o brilho de um processo de comunicação;Vícios: Quantas vezes ouvimos, ou melhor, tentamos ouvir pessoas, acompanhar seu raciocínio, mas fica difícil, pois ouvimos alguns ruídos, tais como "aaaa...", "éééé....", "tá", "né", "certo", "percebe" repetidos inúmeras vezes. Deixamos de prestar atenção no conteúdo e ficamos incomodados com esses sons que dificultam a compreensão;

Prolixidade: Por acaso, você conhece pessoas que dão váriasvoltas, entram em paralelas ou transversais, fazem retornos, dão marcha ré engata novamente a primeira marcha... Já deu para perceber que estamos falando de pessoas prolixas, ou seja: Ninguém aguenta por muito tempo ouvir aquelas pessoas que falam demais e desnecessariamente, principalmente sobre assuntos sem interesse.
Controle emocional: Você já ficou magoado e ficou chateado um dia inteiro porum simples fato ocorrido no trânsito ou um tom de voz mais elevado em um momento de discussão? Você já imaginou o poder que você mesmo dá, assim, de presente a uma pessoa que você nem conhece, talvez nunca mais a veja na vida, ou mesmo que seja alguém conhecido, que é a capacidade de tirar o seu bom humor, seu otimismo, ou a sua motivação? Esteja atento para essas armadilhas, têm uma frase quediz assim: "Salve-se das Nefastas Influências de Outras Pessoas". De qualquer modo é importante que você mesmo mantenha o devido controle emocional e saiba proteger-se dessas negatividades.
Foco de mudanças: Você não pode mudar as atitudes e comportamentos de outras pessoas. Você é o responsável apenas por aquilo que está ao seu alcance e pelas mudanças que pode proporcionar a você mesmo.Motivação e auto-estima: Considero um dos aspectos mais importantes da comunicabilidade de uma pessoa, a energia que flui sutilmente através da sua voz e do seu corpo, das palavras e da sua postura, dos gestos e do olhar. É a expressão do seu otimismo ou pessimismo, da agressividade ou suavidade, do nível da sua autoestima. É a comunicação invisível, mas presente, percebida pelos sentidos.

Para...
tracking img