Psicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (786 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
QUESTIONÁRIO
1 – EXPLIQUE O QUE É SENSO COMUM. DÊ UM EXEMPLO DESSE TIPO DE CONHECIMENTO.
Senso Comum é o tipo de conhecimento que vamos acumulando no nosso cotidiano. É no cotidiano que as coisasacontecem, que nos sentimos vivos, que sentimos a realidade. As pessoas, normalmente têm um conhecimento acumulado, que lhes permite compreender as divergências de seu cotidiano. É um conhecimentointuitivo, espontâneo, passa de geração para geração. Exemplo: o que aprendemos com os nossos pais, como atravessar a rua, como usar um eletrodoméstico, como conquistar alguém,..
2 – O QUE VOCÊ ENTENDEUPOR VISÃO DE MUNDO?
O senso comum produz suas próprias “teorias”, e também se apropria, mistura e recicla conhecimentos produzidos por outros setores mais especializados, reduzindo essesconhecimentos, a uma teoria simplificada. Dessa junção de conhecimentos, resulta então em uma determinada visão -de-mundo.
3 – CITE ALGUNS EXEMPLOS DE CONHECIMENTOS DA PSICOLOGIA APROPRIADOS PELO SENSO COMUM.Quando utilizamos termos como “rapaz complexado”, “menina histérica”, “ficar neurótico”, “estou deprimido” , estamos usando termos definidos pela Psicologia científica. Não nos preocupamos em definiras palavras usadas e nem por isso deixamos de ser entendidos pelo outro.
4 – QUAIS AS CARACTERÍSTICAS ATRIBUÍDAS AO CONHECIMENTO CIENTÍFICO?
Um conjunto de conhecimentos sobre fatos ou aspectos darealidade, expresso por meio de linguagem precisa e rigorosa. Esses conhecimentos devem ser obtidos de maneira programada, sistemática e controlada, para que sua validade possa ser verificada. Assim,podemos apontar o objeto dos diversos ramos da ciência, saber como foi construído, possibilitando a reprodução da experiência. Dessa forma, o saber pode ser transmitido,verificado e desenvolvido. ACiência caracteriza-se como um processo. Um novo conhecimento é produzido sempre a partir de Aldo anteriormente desenvolvido, e assim a ciência avança. A Ciência aspira objetividade, suas conclusões...
tracking img