Psicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1055 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sentar em um lugar diferente do qual temos o hábitos de nos sentar na sala de aula. Cruzar os braços colocando o braço esquerdo por cima quando naturalmente colocaríamos o direito. Ir morar em uma casa nova, em um bairro novo, em uma cidade nova. Mudar de escola. Dar aula para uma série com a qual não estamos habituados. Reagir diante de uma pessoa que sempre nos comprimenta e hoje passou por nóssem nem dar um leve sorriso.
Todas as situações acima relacionadas possuem pelo menos um aspecto essencial em comum: mudança. A lembraça de situações de mudança pelas quais passamos ao longo de nossa vida - mudanças no nosso corpo, da nossa visão de mundo, das nossas relações em família, nas nossas amizades, do nosso próprio conceito de identidade, na nossa forma de aprender, na forma como nosrelacionamosm com outras pessoas, no nosso jeito de trabalhar, na forma como lidamos com problemas e perdas, e em tantos outros aspectos fundamentais da nossa vida - podem despertar em nós tanto sentimentos positivos como negativos. Contudo, se conseguimos nos imaginar nos momentos críticos de mudança, isto é, nos momentos em que era necessário abandonar hábitos e automatismo que nos traziamsegurança e conforto no desempenho de nossas atividades, provalmente iremos nos lembrar de algum tipo de sensação de desconforto (dúvida, ansiedade, mal estar, medo, frustração, raiva, entre outras).
Consideramos na decisão pela mudança e sua implementação, pela aprendizagem de novos padrões de percepção, conhecimentos, atitudes e ações. É um período de incorporação de novas formas de abordar osproblemas e de resolvê-los, passando a exteriorizar novas opiniões e comportamentos. Se pensarmos que mudança implica, em primeiro momento, no questionamento de estilos de percepção, crenças, atitudes e comportamentos já cristalizados, fica fácil compreender o papel crucial da aprendizagem nesta segunda fase do processo de mudança. Um adulto, por exemplo, que aprendeu que educação e bom comportamentosignifica acatar a opinião dos mais velhos sem questionar - mas que começa a ter dúvida a respeito desta crença - precisa encontrar novos significados sobre o que considera educação, bom comportamento, diferenças de opinião, ser jovem e ser adulto, respeiro, autoridade.

Segundo Goleman (1995), Sternberg e Grigorenko (2003) e Gardner (1995) a inteligência Emocional está relacionada ahabilidades tais como motivar a si mesmo e persistir mediante frustrações; controlar impulsos, canalizando emoções para situações apropriadas; praticar gratificação prorrogada; motivar pessoas, ajudando-as a liberarem seus melhores talentos, e conseguir seus engajamento a objetivos de interesses comuns. Em relação ainda á eduacação, Goleman (1995), e autores influenciados por ele, como Asmstrong (2001),fala da importância de "educar" as emoções e fazer com que os alunos também se tornem aptos a lidar com frustrações, negociar com outros, reconhecer as próprias angústias e medos. Goleman (1995) chega a falar em "alfabetização emocional", que é a educação voltada para o sentimento, onde o aluno aprende a convider e melhoras seu comportamento diante das dificuldades. Um trabalho dirigido nessa áreairá fortalecer os alunos, deixando-os mais equilibrados e capazes para enfrentas o mundo moderno em que vivemos.
Um princípio básico para o desenvolvimento da inteligência emocional na sala de aula é o respeito mútuo pelos sentimentos dos outros, e para tanto é necessário que o professor saiba como se sente e seja capaz de comunicar abertamente suas sensações e sentimentos. O professor nãodeveria negar suas emoções negativas e sim, ser capaz de expressá-las de modo saudável na comunidade que constrói com seus alunos.
Ensinar os alunos a reconhecer suas emoções, saber categorizá-las e comunicá-las, fazendo-se entender, ajuda-os a serem os responsáveis por suas próprias necessidades emocionais.
Conhecer os alunos é um processo que se inicia desde os primeiros dias de aula. Quando...
tracking img