Psicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (307 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Que é Psicologia?

A psicologia é uma área de atuação sendo aquela aplicada ou uma área de pesquisa sendo a ciência acadêmica, estuda essencialmente o comportamento humano e o funcionamentoda mente humana. Cabe aos pesquisadores da psicologia entender e explicar como funciona o pensamento, o comportamento e as emoções.
O nome psicologia deriva dos radicais gregos psique (alma) elogos (estudo), sendo o estudo da alma humana, entende-se alma com mente. Esta terminologia deve origem em um momento histórico em que os filósofos (gregos) acreditavam haver no ser humano duasessências, um material (soma ou corpo) e um imaterial (psique ou alma). Além das raízes filosóficas a psicologia também possui raízes biológicas que ajuda a entender os processos corporais (cérebro,sistema nervoso, hormônios).
A psicologia é um campo muito amplo e existe varias especializações na área da psicologia como, por exemplo, a Psicologia Escolar que e um ramo da psicologia quetrabalha dentro do sistema educacional para ajudar crianças com problemas emocionais, sociais ou acadêmicos. Essa psicologia se desenvolveu no Brasil e é ligada à educação que foi o primeiro campo deciência em nosso país que trata de uma ciência aplicada a educação.
A psicologia escolar, sendo um campo da psicologia educacional interesse na melhoria do ensino e a aprendizagem no contextoescolar, a sua procura começa no século XX onde teve a maior ampliação dessa área. A primeira função desse psicólogo nas instituições de ensino era de medir as habilidades e classificar crianças quanto acapacidade de aprender. De fato, até a década de 1960 a psicologia da educação estava fundamentada em atividades científicas e profissionalizantes voltadas especificamente para o trabalho deformação dos professores, para a pesquisa psicológica aplicada à educação e a intervenção psicológica sobre problemas e dificuldades do desenvolvimento, da aprendizagem e da conduta de crianças e...
tracking img