Psicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1211 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Psicologia
* Noções introdutórias: Todos somos um pouco psicólogos, Psicologia é uma ciência, Psicologia = estudo da alma. Ciência do Comportamento. Ciência, métodos rigorosos – objetividade e imparcialidade. Estudo do Comportamento Humano – tarefa complexa compreensão e predição de fenômenos facilitam o controle.
* Psicologia pura = conhecimento ‘’desinteressado’’
* PsicologiaAplicada= estuda temas específicos, objetivo antecipado de aplicação em alguma área de atividade humana. Elas se encontram intimamente ligadas.
* Alguns subcampos de investigação básica.
* Psicologia geral,fisiológica,animal,social,trabalho,educacional,jurídica.
* Psicologia e outras Ciencias = A psicologia relaciona-se principalmente com Biologia e Ciencia sociais.
* Psicologia umaciência jovem,desenvolvimento tardio.
* Externa= explicações de natureza sobrenatural acerca do ser humano e sua conduta.
* Interna= explicações de eventos naturais em função de outros eventos naturais.
* Grande contribuição de filósofos para consolidação da psicologia. Duas escolas se destacaram
* Empirismo inglês=valoriza a base sensorial, possibilidade de analise dos fenômenosmentais.
* Racionalismo= a mente tem capacidade inata de gerar idéias,impossibilidade de analise dos fenômenos mentais,percepção seletiva.
* Psicologia como ciência: solução dos problemas da vida humana. A experiência da sibjetividade pessoal, em nós se registra um conjunto de experiências vividas que são absolutamente individuais, particulares e privadas.
* Grande impulso nodesenvolvimento da ciência, devido a nova ordem econômica e social = CAPITALISMO. Temas psicológicos também estudados na Fisiologia e na Neurofisiologia.
* Psicofisica= estuda relações e entre a vida mental e os estímulos físicos.
* Fisiologia,Neurofisiologia e Psicofisica avançam de forma a consolidar a ciência psicologia.
* Experiencia subjetividade: Fundamentos das necessidades edesenvolvimento das formas de produção capitalista
* O capitalismo impôs suas forma de pensar o ser humano como sujeito,ativo,capaz de escolher sua trajetória de vida.
* Surge assim uma ciência que estudasse e produzisse visibilidade para a experiência subjetiva.
* A psicologia adquire status de ciência, a partir de estudiosos e pesquisadores que formularam métodos de estudos,delimitaram o estudo,teorias formuladas.
* Escolas da psicologia:
* Estruturalismo: buscava compreender os fenômenos mentais pela análise da experiência consciente,produzida pela estimulação ambiental estrutura da mente, Wundt. Metodos estruturalistas não permitiam crianças,animais, indivíduos com distúrbios mentais fossem utilizados em pesquisas.
* Funcionalismo: interessavam na função da mente, interaçãocontinua entre o organismo e seu ambiente.Adaptação do homem.W. James.
* Associonacismo: Associação de idéias da mais simples a mais complexa. O comportamento do organismo se repete se for recompensando se não se repetir se for castigado. Lei do efeito.
Psicanálise:
* Freud cria a psicanálise no intuito de investigar as origens mentais dos comportamentos, seu foco principal é no processoinconsciente.Procura descrever transtornos mentais,desenvolvimento do homem e sua personalidade e explicar a motivação humana. No inconsciente,comportamentos irracionais,culpa,medo.Sugestão hipnótica,resistência e repressão –conteúdos inconscientes.Enfase na sexualidade,um dos motivos básicos do comportamento.Desenvolvimente complexo sexualidade até a vida adulta. Inconscientes:conteúdosreprimidos. Pré-consciencia: conteudos acessíveis. Consciente:recebe informação do mundo exterior e interior.
* 3 sistemas da personalidade: id:fonte de toda energia psíquica. Ego: estabelece equilíbrio entre as exigências do id. Superego:normas e valores sociais e culturais.(sentimento de culpa).
* Mecanismos de defesa: recalque, formação reativa, regressão, projeção, racionalização.

*...
tracking img