Psicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2605 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Dialogo Psicologia e Organizações
Capitulo 11
O conjunto de ciências em que se estuda esse objetivo já produziu conhecimento suficiente para se impor como um mediador valioso, mais ainda apresenta fronteiras internas ásperas, conflituosas e, não raras vezes, de difícil travessia. Buscando explicações para essas dificuldades, o presente capitulo é dedicado à analise de interface entre aadministração e a psicologia , duas áreas do saber que compartilham o estudo sobre a organização do trabalho e sua institucionalização no emprego.
Trabalho Organizado e Emprego: dois objetos multidisciplinares.
Desde a alvorada do século XVIII, a sociedade vem sendo mais uma submetida a mudanças profundas nas condições e recursos dentro dos quais os seres humanos buscam sustento, realização dentrodos quais os seres humanos buscam sustento, realização e constroem relações de reciprocidade entre si, quer como indivíduos, quer como coletividade.
Tal a sua constância na literatura, bastando recordar aqui que ele foi um motor propulsor da transformação da sociedade rural para urbana, foi também uma variável decisiva no desmanche do modelo de família nuclear, e cooperou significativamentepara o aprofundamento das desigualdades econômicas pelo fomento à massificação da produção de bens em contraste com os mecanismos que foram criados em seu contexto para o controle de acesso aos bens, pela priorização dada à propriedade privada.
Sua expressão puramente operacional, o emprego consiste num contrato de longo prazo entre um empreendedor e um trabalhador, no qual o objeto de troca é arealização de tarefas em contrapartida a oportunidades de trabalho, recompensas e benefícios.
O emprego se consolidou não apenas como forma de trabalho, mais principalmente como eixo da vida econômica e social, tornando- se veículo e símbolo de acesso aos recursos econômicos, sociais e culturais, e como tal, se impôs como objeto obrigatório da atenção para o estudo de grande parte dosproblemas da sociedade, tais como saúde, qualidade de vida, paz social, estruturação política e desenvolvimento econômico.
Multidisciplinaridade, e como tal, objeto da diversidade profissional e do pluralismo de referenciais que têm caracterizado o pensamento humano, provavelmente, desde os tempos pré-socráticos.
Como se constata no caso de administradores, engenheiros, médicos, advogados epsicólogos. Nessa evolução, constata – se como fato significativo a ampla e crescente parceria entre as diversas ciências que dão sustentação técnica a essas profissões, tais como a administração, a economia, a sociologia, a medicina, a antropologia, a filosofia, o direito e a psicologia.
Essa parceria tem sido tão constante e eficaz que a Administração se tornou um emblema do campo multidisciplinar, hámais de um século, e continua sendo enriquecido pela eficácia de seus diálogos com outras ciências. Qualquer exame, por mais simples que seja de problemas relacionados com o trabalho em qualquer um dos campos do saber, implica no escrutínio do objeto de outro campo de tal modo que, o pesquisador, ou o profissional, freqüentemente, não sabe em que área está atuando, se na sua ou na de outrem.Uma das mudanças mais radicais observadas no contexto da globalização é a substituição do conceito de fronteira como algo que separa para algo que une duas realidades distintas.
Por isso, refletir, sobre a interlocução entre a psicologia e a Administração, é uma tarefa necessária, enriquecedora, e motivadora devido à superposição entre seus objetos de estudo e da interdependência entre ambas naaplicação de seus conhecimentos, como institucionalização profissional.
O exame de apenas dois livros largamente reconhecidos como amostras representativas desses dois campos do saber e publicados na mesma ocasião, é aqui colocando como evidencia empírica dessa afirmação.
Esse livro é um impressivo levantamento de conflitos vivenciados pelo trabalhador e uma analise de gênese nas relações...
tracking img