Psicologia e subjet

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1399 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1 Resumo

O filme A Troca é baseado em um caso real conhecido como “Os Assassinatos do Galinheiro de Wineville”, que ocorreu em 1928. Angelina Jolie interpreta Christine Collins, uma mulher que cria sozinha um filho de 9 anos e trabalha para a empresa de telefone. O problema surge quando, em um sábado ela é chamada para trabalhar e deixa seu filho sozinho em casa, porém, ao retornar, Christinenão o encontra. A polícia vinha sendo criticada por muitos pela sua corrupção e incompetência, então eles tratam de divulgar amplamente que acharam o filho de Collins.
O problema todo é que assim que vê a criança, ela percebe que não se trata de seu filho. Quanto mais certeza ela tem de que ele não é seu filho, mais o Capitão da polícia tenta a convencer de que é, pois se ele admitir que aquelenão é o filho de Collins, ele estará admitindo a incompetência da polícia. Ao invés admitir o erro da polícia/Estado o Capitão prefere colocá-la em um sanatório até que ela assine um documento dizendo que aquele era realmente seu filho.
Determinada em encontrar seu real filho, Christine não desiste enquanto houver uma esperança de que ele esteja vivo. Para sua sorte, ela não está só, o ReverendoBriegleb a ajuda em sua busca. Ele está há tempos lutando contra a corrupção da polícia, o caso de Collins é uma oportunidade de levar a público tudo que acontece “por debaixo dos panos” entre as autoridades da época.
Christine estava condenada e o segredo da polícia ficaria guardado para sempre, não fosse um investigador encontrar e prender um menino chamado Sanford Clark, acusado de imigração. Areviravolta começava ali. Antes de ser enviado de volta ao Canadá, seu país de origem, Sanford fez uma confissão ao investigador que o havia prendido. De acordo com Sanford, ele permaneceu por tempo adicional no país, porque havia sido obrigado por seu primo, chamando Gordon Stewart Northcott.
Gordon sofria de problemas mentais, e forçava Sanford a ajudá-lo a encontrar e matar crianças com ummachado. Se Sanford se recusasse a ajudar, seria morto.
Após uma série de perguntas, algumas fotos de crianças desaparecidas foram apresentadas para Sanford, para que este indicasse aqueles que ele havia conhecido no rancho de seu primo. A surpresa veio quando Sanford apontou para uma foto de Walter Collins.
Uma vez que todos os garotos haviam sido assassinados por Gordon e Sanford, era impossívelque Walter estivesse vivo e junto de sua mãe, logo, a verdade veio à tona, quando o investigador levou a notícia até a imprensa.
Com a ajuda do reverendo, um advogado e pelo menos metade da população da cidade, Christine foi rapidamente retirada do manicômio, e alguns oficiais da polícia como J. J. Jones e James Davies, levados a julgamento e consequentemente, suspensos permanentemente dodepartamento.
Mas a história não parou por aí, uma vez que Sanford havia revelado a identidade de Gordon para a polícia. Este foi preso após tentar refugiar-se na casa de seus parentes, que ligaram para a polícia e o entregaram.

Gordon foi condenado a permanecer dois anos na solitária, e quando foi solto, foi condenado à forca. Com a ajuda de Christine, as mulheres condenadas ao "artigo 12", nomanicômio, foram liberadas e a polícia teve de passar por uma reformulação.

A corrupção do departamento havia chegado ao fim, mas havia deixado uma marca: a morte de 20 garotos, que poderiam ser salvos, enquanto a Polícia perdia tempo tentando esconder as próprias mentiras.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS
DEPARTAMENTO DE SERVIÇO SOCIALMATHEUS COELHO SILVA

PSICOLOGIA E SUBJETIVIDADE

VITÓRIA
2012
MATHEUS COELHO SILVA

PSICOLOGIA E SUBJETIVIDADE

Atividade apresentada para o curso de
Graduação em Serviço Social na Universidade
Federal do Espírito Santo.
Professor responsável: Janayna Araujo Costa Pinheiro

VITÓRIA 2012

Introdução
Este trabalho tem como objetivo fazer uma reflexão através do filme “A Troca”,...
tracking img