Psicologia e senso comum

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (590 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
QUESTÕES DE ESTUDO E DISCUSSÃO
I – A PSICOLOGIA COMO CIÊNCIA INDEPENDENTE
1. Quais as dificuldades envolvidas na criação de uma nova ciência e, especificamente, na elaboração de umapsicologia científica?
A maior dificuldade do reconhecimento da psicologia como ciência, era a procura de um objeto para estudo e um método adequado para este objeto de estudo, levando emconsideração que ela era sempre vista como parte integrante da filosofia, da biologia, da sociologia e das outras ciências, que sempre teve inserida no seu contexto mais intrínseco. Após cem anos de estudo apsicologia cientifica ainda mantém laços com ciências biológicas e com as ciências sociais, podemos notar em consultórios, onde esse profissional ainda divide espaço com biólogos, professores,sociólogos e outros profissionais que tem ligação com as ciências que estuda a psique humana.
2. Como você vê a questão da independência da psicologia e das suas relações com as demais ciências?Justifique a sua resposta.
Vejo que a psicologia começou ainda muito dependente das demais ciências, apoiando-se nelas para se desenvolver e se difundir, entretanto, hoje em dia a coisa mudou defigura e a psicologia atual mostra-se extremamente mais complexa e diversificada, contendo ainda traços ‘emprestados’ de outras disciplinas, mas muito mais bem desenvolvidos e aprofundados, tanto que seaconselha a tratar da psicologia no plural (PSICOLOGIAS), perante a imensidão da diversidade adquirida.

II – PRECONDIÇÕES SOCIOCULTURAIS PARA O APARECIMENTO DA PSICOLOGIA NO SÉCULO 191. Em que condições a experiência da subjetividade privatizada se aprofunda e generalizada? Porque isto ocorre? Quais são pra você, nas nossas atuais condições de vida, os fatores socioculturaisque propiciam a privatização das experiências? Exemplifique.


2. Por que o sistema mercantil plenamente desenvolvido favorece o aprofundamento e generalização da experiência subjetiva?...
tracking img