Psicologia e saude publica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 60 (14995 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA - PSF
Prezados colegas,
Ao iniciarmos esse curso que propicia o encontro entre profissionais que atuam em Políticas de Saúde Brasileiras, quero agradecer ao Conselho Federal de Enfermagem – COFEN por esse desafio que incentiva o nosso encontro.
Com esse curso, acreditamos na importância em atualizar os profissionais de saúde para a sensibilização dos problemasna população e também, implementar uma estratégia consciente na avaliação da qualidade de vida das comunidades buscando o aprimoramento na discussão e na identificação desses problemas imediatos, incluímos também a ótica do usuário.
Por isso, precisamos consolidar reflexões na área de saúde pública, criando novas idéias e diálogos entre os profissionais de saúde, tendo em meta o cliente.
Anecessidade de padrões aceitáveis de emprego e segurança, alimentação adequada, educação básica, saneamento, melhores condições ambientais e garantia de acesso aos serviços de saúde dão ênfase à promoção e à prevenção da qualidade de vida da população.
Tal entendimento, com relação à saúde no Brasil deverá ser analisado de acordo com o contexto social e econômico em que vive o país.
Os impactos causadospor pressões sociais como: a urbanização acelerada, o envelhecimento da população, a volta de doenças típicas e julgadas erradicadas exigem programas específicos de políticas de saúde no enfrentamento dos problemas sociais nas diferentes regiões brasileiras.
Acreditando que a saúde no Brasil vem sendo uma preocupação governamental, destacamos os principais programas e suas possibilidades deintervenção nas camadas mais vulneráveis da população.
Neste primeiro Núcleo Temático, vamos estudar os seguintes programas:
1. Programa de Saúde da Família - PSF
2. Programa de Saúde da Mulher
3. Programa de Saúde da Criança e do Adolescente
4. Programa de Saúde do Idoso
5. Programa de Doenças Sexualmente Transmissiveis – DST/AIDS
6. Programa Diabetes - Hipertensão – Hiperdia
Então,vamos ao Programa de Saúde da Família - PSF.
[pic].1 Sabemos que o PSF estimula iniciativas por parte do profissional da enfermagem, educadores e agentes da comunidade, favorecendo o diálogo entre eles e promovendo mudança cultural dos hábitos, atitudes e interesses vinculados às camadas sociais mais vulneráveis.
Sabemos também que vivemos em um país, cuja realidade diária vem confirmandosignificativas discrepâncias em relação aos níveis socioeconômicos, historicamente constituídos. Nesse contexto, um dos principais desafios é a saúde e o direito social e universal que são garantidos pela Constituição Federal.
Por isso é que essa acentuada desigualdade social exige o desenvolvimento de políticas sociais importantes e urgentes. Daí a oferta deste curso!
Os profissionais, quando conhecedoresdas leis e da Constituição, podem contribuir de forma eficaz para que as ações executadas visem à eqüidade e à integralidade dos seus serviços, com profissionalismo e ética, conforme preconiza o SUS.
O Programa de Saúde da Família (PSF), segundo o Governo Federal, é uma ferramenta da qual fazemos uso para promover a saúde, que surge como um paradigma inovador na Saúde Pública. A promoção da saúdeé uma mudança na clínica que aborda o sujeito, e o PSF tem como objetivo proceder a essa promoção.
Pode-se, com certeza, afirmar que promover a saúde está ligado diretamente à qualidade de vida, não é mesmo?
Esse Programa foi criado em 1994 pelo Ministério da Saúde com o propósito de reorganizar e substituir o modelo tradicional, levando a saúde para mais perto da família, como um meio demelhorar as condições de seus integrantes e, em conseqüência, da própria comunidade. O PSF segue as responsabilidades e ações estratégicas mínimas de atenção à saúde básica. (NOAS).[pic].2
A Política Nacional de Promoção da Saúde tem como objetivo melhorar a qualidade de vida e prevenir a vulnerabilidade e os riscos de doenças, pois existem os fatores determinantes e condicionantes. Então, pode-se...
tracking img