Psicologia e saude mental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2339 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CONSIDERAÇÕES SOBRE PARALISIA CEREBRAL
Alessandra Guimarães; Ana Luiza de Oliveira; Cíntia Aparecida Barbosa; Cynthia do Carmo Dias; Eric Vinícius; Gilberto; Gisele Bernardes Sousa; Juliana Rodrigues; Talyta Lays Castro Silvas.
Universidade do Estado de Minas Gerais
Divinópolis, maio de 2010.
____________________________________________________________

_____________
RESUMO:
Este artigotem como objetivo abordar a Paralisia Cerebral, seu conceito, causas, prevenção, tratamentos e a inclusão das pessoas com essa deficiência na sociedade.

A Paralisia Cerebral, foi descrita pela primeira vez em 1860 pelo Dr. William Little, tendo relacionado estas alterações com hipóxia perinatal dos traumas de parto como fatores determinantes de lesões cerebrais irreversíveis.(COSTA,2002). Aexpressão paralisia cerebral foi consagrada por Phelps, ao se referir a um grupo de crianças que apresentavam transtornos motores mais ou menos severos devido à lesão do sistema nervoso central. De acordo com Fischinger 1970, a Paralisia Cerebral é um distúrbio sensorial e senso-motor causado por uma lesão cerebral, a qual perturba o desenvolvimento normal do cérebro. Designa um grupo de afecçõesdo Sistema Nervoso Central da infância que não têm caráter progressivo e que apresenta clinicamente distúrbios da motricidade, isto é, alterações do movimento, da postura, do equilíbrio e da coordenação, com presença variável de movimentos involuntários. A criança com Paralisia Cerebral geralmente não possui o controle completo dos músculos de seu corpo, o que acarreta dificuldades motoras quepodem afetar desde seu desenvolvimento físico até na inabilidade para segurar um objeto, falar ou deglutir. Dependendo da localização, no córtex cerebral, onde ocorre à lesão, pode-se classificar as Paralisias Cerebrais em três tipos distintos:
Forma espástica: É o quadro mais freqüente. “Na criança espástica existe um comprometimento do sistema Piramidal com a Hipertonia dos músculos. Écaracterizado pela lesão do motoneurônio superior no córtex ou nas vias que terminam na medula espinhal. Ocorre um aumento de resistência ao estiramento que pode diminuir abruptamente. A espasticidade aumenta com a tentativa da criança em executar movimentos, o que faz com que estes sejam bruscos, lentos e anárquicos. Os movimentos são excessivos devido ao reflexo de estiramento estar exagerado”(TABAQUIM, 1996). Os músculos espásticos estão em contração contínua, causando aparente fraqueza do seu condutor antagonista às posições anormais das articulações sobre as quais atuam. As deformidades articulares se desenvolvem e podem com o tempo, tornar-se com contraturas fixas.

Forma atetóide: É o comprometimento do sistema extra-piramidal. O sistema muscular é instável e flutuante; numa ação,apresenta movimentos involuntários de pequena amplitude. Os movimentos coréicos são golpes rápidos e involuntários presentes no repouso e aumentam conforme o movimento voluntário. O controle da cabeça é fraco e as respostas a estímulos são instáveis e imprevisíveis. Apresentam um quadro de flacidez e respiração normal.

Forma atáxica: É o comprometimento do cérebro e vias cerebrais.Manifesta-se por uma falta de equilíbrio e falta de coordenação motora e em atividades musculares voluntárias. Há sinais de tremor intencional e disartria. A ataxia pura na Paralisia Cerebral é rara e no início não é fácil de ser reconhecida. Há pouco controle de cabeça e do tronco. A fala é freqüentemente retardada e indistinta, caracteristicamente com a boca aberta e salivação considerável.Levando-se em conta os membros atingidos pelo comprometimento neuromuscular, podemos ter:
a) Paraplegia: comprometimento dos membros inferiores;
b) Triplegia: comprometimento de três membros;
c)Quadriplegia: comprometimento de quatro membros;
d) Hemiplegia: afetados dois membros do mesmo lado;
e) Monoplegia: um membro comprometido;
f) Hemiplegia Dupla: afetados dois membros do mesmo lado,...
tracking img