Psicologia e pedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (693 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade de Brasília
Disciplina: Psicologia da educação
Professora: Maria Carmem Tacca
Monitora: Betânia Barroso
Aluna: Thaís Lino Coitinho de Oliveira
Matrícula: 12/0042568

Resenha: Psicologiae pedagogia


A pedagogia é a ciência que trata da educação das crianças. A educação foi definida por Blonski como “uma ação premeditada, organizada, e longa sobre o desenvolvimento de determinadoorganismo. É preciso de parâmetros bem determinados para a pedagogia perante sua forma, do que se deve lançar mão e em que sentido e ainda saber a que leis está sujeito o próprio desenvolvimento doorganismo sobre o qual se pretende agir. É um ciência empírica e que se baseia em ciências auxiliares como a ética social e a psicologia, associada à fisiologia.
A psicologia inicialmente era consideradaa doutrina ou a ciência da alma, com passar do tempo filósofos estudavam a natureza e as propriedades dessa alma e se perguntavam se ela era mortal ou não e que relação havia entre alma e corpo. Noséculo XVIII, a psicologia dividiu-se em racional e empírica. A racional (a metafísica) se baseava em métodos de especulação. A empírica logo tomou consciência de si como ciência dos fatos, baseada naexperiência e com intuito de se colocar na mesma relação com o objeto como faziam as ciências naturais, recebendo denominação de “psicologia sem alma”.
A psicologia metafísica foi alvo de críticas porLocke, Hume e Kant, que mostraram que alma não passa de produto da nossa fantasia e que mesmo através de experiências nunca é nos dado a sensação da alma em forma de essência específica.
A psicologiaempírica passou a ser entendida como a ciência dos fenômenos psiquicos, que mostrava que fenômenos psiquicos diferem por natureza dos demais fenômenos existentes, pois, são imateriais, não extensivos einacessíveis à experiência objetiva. Com esse pensamento se mantém a ideia primitiva de dualismo na natureza humana e logo não é por acaso que essa psicologia estava diretamente ligada a filosofia...
tracking img