Psicologia e pedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1281 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Na constituição de 1988 foi reconhecido como dever do estado, o reconhecimento da educação infantil como dever do Estado com a educação.
O atendimento em creches e pré-escolas teve participação de vários movimentos como: comunitários, trabalhadores de redemocratização do pais alem da luta dos próprios profissionais da educação.
Desde então vem fortalecendo as praticas pedagógicas, deaprendizagens e desenvolvimento das crianças cobre como orientar as crianças de ate três anos em creches. E assegurar praticas junto as crianças de quatro e cinco anos, e garantir a continuidade, no processo de aprendizagem e desenvolvimento sem conteúdo das crianças do ensino fundamental.
Há normas por objetivo estabelecer as diretrizes curriculares para a educação infantil a serem observadas na educaçãoinfantil. A educação básica reúne princípios definidos pela câmera de educação básica e conselho nacional de educação, outras exigências dessas diretrizes, a legislação estadual e municipal, assunto como as normas do respectivo sistema.
Para efeito das diretrizes são adotadas as definições, primeira etapa da educação, educam e cuidam de crianças de 0 a 5 anos de idade.
È dever do estado garantira oferta de educação infantil publica gratuita e de qualidade sem requisito de seleção.
Segunda etapa relações que vivencia e constrói sua identidade pessoal, brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, questiona e constrói sentidos sobre a natureza a sociedade e produzindo cultura.
Terceira etapa, práticos que buscam articular as experiências e os saberes das crianças que promove odesenvolvimento integral de crianças de 0 a 5 anos de idade.
Proposta pedagógica é o plano orientador do professores e da comunidade escolar. Crianças quem completam 4 ou 5 anos até 31 de março é obrigatório estar matriculada na educação infantil.
A freqüência não é pré requisito para a matriculam no ensino fundamental. As vagas têm que ser oferecido próximo a suas residências.
O tempo parcialde horas é no mínimo 4 horas diárias com duração a 7 horas o tempo total que a criança permanece na instituição. As propostas pedagógicas de educação infantil devem respeitar os seguintes princípios: éticos, responsabilidade, da solidariedade, do respeito ao bem comum, ao meio ambiente e as diferentes culturas.
Políticos: direitos de cidadania e de respeito a ordem democrática.
Estéticas dacriatividade, ludicidade, liberdade de expressão, nas diferentes manifestações artísticas e culturais.
Concepção de proposta pedagógica oferecer condições e recursos para que as crianças usufruam direitos civis humanos e sócias.
A responsabilidade que compartilham a educação e cuidados das crianças com as famílias possibilitando a criança quanto a complicação de saberes e conhecimentos de diferentesnatureza, promovendo a igualdade entre as crianças de diferentes classes sociais.
Construindo novas formas de relações estaria socialmente econômico, ético racial de gênero regional lingüística e religiosa.
Objetivos de proposta pedagógica direito a proteção, a saúde, a liberdade, a confiança , ao respeito e a dignidade.
Organização de espaço, tempo e matérias. A educação como Aldoindissociável ao processo educativo a indivisibilidade da criança como afetiva, motora, estética, sociocultural e ética, participação no dialogo e na escrita.
O estabelecimento que garante a gestão democrática e as considerações dos saberes da comunidade.
Reconhecimento: promover interações entre crianças da mesma idade, e crianças de diferentes idades.
Os deslocamentos, espaços internos e externos.Acessibilidade para crianças com deficiência.
A apropriação dos povos indígenas afro descendentes , asiáticas europeus e de outros países da America.
Proposta pedagógica e diversidade. O reconhecimento as culturas africanas, afro brasileiras, bem com o combate ao racismo e a discriminação.
A dignidade da criança contra qualquer forma de violência e provendo o encaminhamento para instancias...
tracking img