Psicologia e modernidade: marcas de um percurso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (513 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Psicologia e Modernidade: Marcas de um Percurso

Para compreendermos as noções de homem transmitidas pela psicologia e a própria prática psicológica, é necessário um breve retorno ao momento deconstituição desta disciplina enquanto ciência.

O cenário de aparecimento da psicologia (meados do século XIX) estava dominado pelo ideal positivista de ciência proposto por Auguste Comte (1798-1857),que se ocupava da descoberta de leis invariáveis que ordenavam os fenômenos e opunha-se a qualquer tipo de especulação metafísica. As investigações deveriam estar submetidas ao controle experimentale os fatos compreendidos sob um ponto de vista analítico (Japiassu, 1995).

Os critérios que delineavam o caráter científico das produções diziam respeito a retirada do sujeito da investigaçãoatravés do método, da padronização e da instrumentalização das formas de abordar a realidade. As disciplinas que aspiravam reconhecimento científico deveriam adotar o modelo das ciências naturais. Apsicologia encontrava-se no seu início, ainda relacionada com a filosofia e portanto, considerada uma matéria reflexiva, marginal dentro do território que ia se concretizando com a hegemonia do idealpositivista de ciência. Entretanto, neste período, já havia estudiosos interessados em produzir uma psicologia científica, com o auxílio da fisiologia ou mesmo da matemática. Tais pensadores antecederamWundt (1832-1920), considerado pai da psicologia moderna.

Filósofo e matemático, Herbart (1776-1841) tentou aplicar a matemática ao estudo da vida psíquica com o objetivo de representar os processosmentais sob a forma de modelos formais. Afirmava a possibilidade de uma psicologia matemática baseada nos princípios da física clássica. Weber (1795-1878), fisiólogo e anatomista, dedicou-se aos estudossobre as sensações tatéis e visuais, nos quais obteve medidas precisas relativas à diferenças na intensidade objetiva de um estímulo e a sensação percebida destas diferenças, ultrapassando o...
tracking img