Psicologia e hemodialise

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (573 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Título do trabalho: “A ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO COM PACIENTES PORTADORES DE INSUFICIÊNCIA RENAL CRÔNICA (IRC) EM UNIDADES DE HEMODIÁLISE.”
Autores e instituição:
Franciane César Motta (UniversidadeSeverino Sombra); Guilherme Massaro Yamasaki Graça (Universidade Severino Sombra); Laís Fontes Vaz (Universidade Severino Sombra); Martha De Souza e Silva Santos (Universidade Severino Sombra).Introdução: O presente trabalho visa mostrar o objetivo da prática do psicólogo e sua importância no acompanhamento de pacientes portadores de insuficiência renal crônica (IRC) em hemodiálise. A IRC édefinida como uma síndrome, que de modo gradativo e irreversível, acarreta a uma redução global das múltiplas funções renais. A hemodiálise é um procedimento que serve de tratamento ao paciente renal, poisassume as funções do rim, ou seja, tira substâncias tóxicas e o excesso de líquido do sangue a partir da circulação do sangue fora do organismo, com isso ajuda o corpo a manter o equilíbrio. Porémexistem problemáticas que permeiam o tratamento em hemodiálise, como: a possibilidade de morte durante o processo de diálise (caso aconteça uma desconexão nos tubos), apreensão e sentimento deambivalência no que se refere à máquina de diálise, dificuldades de adaptação e nenhuma certeza de que possa haver uma cura ou o retorno da sua saúde. Todo o quadro clínico justifica um acompanhamentopsicológico que ofereça um suporte emocional para o paciente e a todos que são intimamente envolvidos, como familiares e cuidadores, possibilitando um contexto hospitalar que favoreça o tratamento com qualidadede vida.




dissertando sobre o fato de que tal diagnóstico leva o individuo a uma condição mórbida de comprometimento de todo o seu organismo, afetando significativamente sua imagem corporal,sua auto-estima e seu relacionamento social. Em sua prática, o psicólogo hospitalar complementa o tratamento oferecendo ao paciente uma escuta terapêutica que vise os sofrimentos e dúvidas do...
tracking img