Psicologia e arte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (447 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Desde o final do século XIX, a Psicologia, a Psicanálise e a Arte tem dialogado.
Por terem em comum a linguagem simbólica e pelo fato da criação artística, sendo originária de um processo psíquicohumano, poder ser objeto de estudo tanto da arte como da psicologia, estabelece-se uma relação entre esses campos de saber.
Uma das maiores contribuições para a Psicanálise, assim como para aPsicologia Analítica, foram as teorias elaboradas por Freud e Jung, com seus respectivos conceitos de inconsciente e insconsciente coletivo.
Mas estas teorias não ficaram restritas às suas áreas de origem,passaram a influenciar também diferentes ciências e campos de estudos, inclusive as Artes em geral.
Muitos autores, inclusive o próprio Freud, utilizaram a Psicologia como forma de interpretação deobras de arte. Por outro lado, os profissionais de outras áreas, inclusive os da arte, passaram a utilizar o vocabulário psicológico. Assim, “arquétipos e imagens arquetípicas” passaram a aparecer,frequentemente, na explicação das criações artísticas.
Definir ou conceituar imaginação é uma tarefa muito mais difícil do que se possa pensar.
Desde a Antiguidade, com os primeiros filósofosconhecidos, a humanidade busca entender a faculdadde humana de produzir imagens, seja de simples reprodução de sensações, na ausência de objetos, seja de criações de nossa fantasia. Isto é, para uns aimaginação teria uma relação direta com as nossa percepções e, para outros, nos possibilitaria uma libertação do mundo sensível.
Para a Psicanálise, o imaginário constitui o cerne da instância comunicante dosujeito, motor do próprio aparelho psíquico. Portanto, não pode deixar de estar presente na inteligência, nas emoções, no raciocínio e nos sentimentos.
O simbólico estrutura o imaginário e oinconsciente torna-se simbólico, pois a linguagem, seja ela qual for, é sua condição.
A criatividade é gerada no encontro entre desejo e pensar, o qual articula o princípio do prazer com o princípio da...
tracking img