psicologia e aprendizagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (394 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
O capitulo II do livro: Princípios Básicos de Analise do Comportamento, trás em discussão a aprendizagem de novos reflexos, nomeada de Condicionamento Pavloviano em homenagem ao fisiologista IvanPetrovich Pavlov.
Para haver o condicionamento Pavloviano, um estimulo que não provoca uma resposta automática deve ser emparelhado a outro estimulo onde a resposta automática será provocada.Pavlov utilizou um cão como cobaia para estudar especificamente o reflexo salivar, os instrumentos de estímulos foram carne e o som de uma sineta.
Uma vez emparelhando a carne e o som da sinetaPavlov conseguiu medir a quantidade de saliva produzida pelo cão em resposta aos estímulos apresentados.
Depois de vários emparelhamentos da carne e som da sineta, Pavlov apresentou somente o som dasineta e mediu a quantidade de saliva produzida. Pode-se observar que o som da sineta gerou uma resposta automática (salivação), ou seja, o cão adquiriu um novo reflexo: salivar ao ouvir o som da sineta.Em 1920, John Watson realizou o experimento que ficou conhecido como O Caso do pequeno Albert e o Rato, para verificar se o Condicionamento Pavloviano teria utilidade para o estudo das emoções, ese provou verdadeiro.
É difícil controlar emoções, pois elas são respostas reflexas (respondentes), Todos os seres humanos passam por diferentes emparelhamentos de estímulos ao longo da vida, essesdiferentes emparelhamentos produzem o "jeito" característico das emoções serem sentidas.Essas emoções podem ser extintas, uma vez que, o estímulo condicionado começa a perder a função de eliciar aresposta condicionada até não mais eliciar tal resposta. Este processo foi denominado como extinção respondente.
Uma característica interessante da extinção respondente é que, às vezes, após a extinçãoter ocorrido, ou seja, após um determinado CS não eliciar mais uma determinada CR, a força de reflexo pode voltar espontaneamente, este fenômeno é chamado de recuperação
espontânea, ou seja, medo...
tracking img