Psicologia e apredizagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3036 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA

PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM
PORTFÓLIO VIRTUAL

Josiane Antonia dos santos RA: 4199265934
Elita Mota de Oliveira RA: 2307331212
Eulália Amorim Batista Santos RA: 2315335877
Josiane Antonia dos santos RA: 4199265934
Sabrina Lopes dos Santos da Silva RA: 2309323151



Projetode aula apresentado ao curso de pedagogia, da Universidade Anhanguera, na disciplina: Psicologia, sob orientação da tutora: Viviane Basília.






BELO HORIZONTE
2012



SUMÁRIO
Apresentação................................................................................ 2A importância da psicologia na educação.......................................4
Quadro das teorias........................................................................ 5
Texto de fatores............................................................................ 7
Contribuições dos jogos na Educação............................................. 8Jogos............................................................................................. 9APRESENTAÇÃO

A construção do conhecimento e sem duvida a função primordial da escola,e e na ação pedagógica que se oportuniza tal construção.Porem devemos ressaltar que nem sempre tais praticas atingem de forma eficaz esta construção.E sem duvida um processo no qual e necessária a permanente busca de significado,de sentido.
Educar e uma arte, pois cabe ao professorusar de toda a sua imaginação,criatividade,persistência,vontade e gosto pela atividade docente.Cabe a ele despertara curiosidade no aluno e organizar a sala.
Formar pensadores e formar indivíduos livres, capazes de lutar por si e pelo bem comum,de criticar, de sentir,de duvidar,de intuir.Pensar e viver,e encontrar seu caminho. ".... ensinar não e transferir conhecimento,mas criar as possibilidadespara sua produção ou a sua construção."(Paulo Freire)
Aprender e provocar desafios sobre o que já se sabe significativa reconstruindo os conhecimentos,.Quanto mais firme e consistente for um conceito,maior a possibilidade ele tem de servir como base para novas aprendizagens.
Apresentamos neste portifório um apanhado geral do significado da aprendizagem, como ela ocorre e principalmente formasde aplica-la e estimula-la.Tendo como base suas teorias e,significados,a aprendizagem e muitas vezes um campo minado em discussão,onde estudos estão constantemente sendo atualizados,em função da grande mudança na qual e visivelmente notados pelos estudiosos em relação a socialização escola aluno professor sociedade.
Esperamos que através deste portiforio ocorra uma sublimar ideia do sentido daaprendizagem.



A PSICOLOGIA E SUAS INTERAÇÕES NA PEDAGOGIA

Em toda roda de discurçao envolvendo educadores,parece haver consenso em uma única pauta:a de que a educação deveria visar fundamentalmente a preparação para o exercício da cidadania,cabendo a ela formar o aluno em conhecimentos,habilidades,valores,atitudes,forma de pensar e atuar na sociedadeatravés de uma educação significativa.
Querendo conhecimentos escolares contribuindo para a formação do cidadão,e necessário que se incorporem como ferramentas,recursos aos quais alunos possam recorrer para resolverem diferentes tipos de broblemas.A aprendizagem deve se desenvolver num processo de negociação de significados. "O conhecimento humano e construído;a aprendizagem significa...
tracking img