Psicologia teoria e pesquisa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1234 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha Crítica

Referência Bibliografica

TODOROV, J. C. . A psicologia como estudo de interações. Psicologia. Teoria e Pesquisa, v. 5, p. 325-347, 1989.

Credenciais do Autor

João Claudio Todorov é formado em Licenciatura em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1963) e doutorado em Psicologia pela Arizona State University (1969). Foi Reitor (1993-1997), Vice-Reitor (1985-1989) eDecano de Pesquisa e Pós-Graduação (1985) da Universidade de Brasília. Foi Coordenador do Curso de Psicologia do Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB - 2004-2010). Áreas de pesquisa na psicologia: práticas culturais, controle aversivo, escolha e preferência. Algumas outras Obras:
TODOROV, J. C. . Quem tem medo de controle aversivo?. Acta Comportamentalia, v. 19, p. 5-7, 2011.TODOROV, J. C. . A trava no olho de cada um.. Perspectivas em Análise do Comportamento, v. 2, p. 21-24, 2011.
TODOROV, J. C. . O pombo como sujeito na análise do comportamento.. Psicologia IESB, v. 2, p. 129-134, 2010.
TODOROV, J. C. . Animais, às vezes irracionais, mas previsíveis.. Perspectivas em Análise do Comportamento, v. 1, p. 1-4, 2010.
TODOROV, J. C. ; HANNA, E. S. . Análise do Comportamentono Brasil.. Psicologia: Teoria e Pesquisa (UnB. Impresso), v. 26, p. 143-154, 2010.


Resumo da Obra

As definições de psicologia tem variado no tempo de acordo com as características de seus autores, é muito conhecida como o estudo da mente.
Alguns preferem referir-se a uma vida mental, um conceito aparentemente menos estático do que mente, a psicologia seria a ciência da vida mental, apsicologia o estudo do comportamento, essa definição , como anteriores , antes de explicar algo, levantava a necessidade de outra definição, neste caso, a definição, neste caso definiçao de comportamento.
Para os mentalistas e comportamentalistas a psicologia seria o estudo do comportamento e da vida mental, este trabalho e uma tentativa de uma analise do comportamento e de mostrar como o que sefaz na área de psicologia e compatível com essa caracterização.
A psicologia estuda interações de organismos , vistos como um todo, com seu meio ambiente , a psicologia se ocupa fundamentalmente do homem, estão fora do âmbito exclusivo da psicologia aquelas que se referem a partes do organismo e sao estudadas pela biologia, e as que envolvem grupos de indivíduos tomados como unidade, como a nasCiências Sociais, as interações organismo-ambiente sao tais que podem ser vistas como um continuum no qual a passagem da psicologia para a biologia ou para as ciências sociais e muitas vezes questão de convencionar-se limites ou nao se preocupar muito com eles, nessa caracterização da psicologia, o homem é visto como parte da natureza, os homens agem sobre o mundo, modificam-no e, por sua vez,sao modificados pelas conseqüências de sua ação, uma vez, estabelecido um comportamento apropriado, suas conseqüências agem por meio de processo semelhante para permanecerem ativas.
Se, por acaso, o meio se modifica,formas antigas de comportamento desaparecem enquanto novas conseqüências produzem novas formas, as interações organismo-ambiente tem, historicamente, caracterizado áreas da psicologia.Ainda que uma divisão do meio ambiente em externo e interno, a psicologia evoluiu até o presente com áreas mais ou menos independentes especializadas e interações principalmente envolvendo o meio ambiente externo , ou com ênfase exclusiva no meio ambiente interno.
O comportamento altera o meio ambiente pelas açoes mecânicas , e suas propriedades ou dimensões se relacionam freqüentemente, deuma forma simples, com os efeitos produzidos, quando um homem caminha em direção a um objeto , decore de simples principio geométrico e mecânico.
Um homem sedento simplesmente por pedir um copo de água, comportamento constituído por certo padrão sonoro, os sons em si mesmos são facilmente descritiveis em termos físicos, mas o copo de água só chega ao falante como consequuencia de uma série...
tracking img