Psicologia social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 39 (9578 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário
1.0 OBJETIVO1
2.0 SÍNTESE: AS FACES DA VIOLÊNCIA (LIVRO: ANA BOCK) 2
2.1SINTESE: POR QUE EXISTE A GUERRA?(OBRAS DE FREUD)5
2.2 SINTESE: O QUE É VIOLÊNCIA (LIVRO NILO ODALIA) 10
3.0 METODOLOGIA – DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES 12
4.0 TENDENCIAS DA VIOLÊNCIA13
4.1 Tendências Biológicas 13
4.2 Tendências Sociológicas 14
4.2.1TÓPICO COMPLEMENTAR 15
4.3Tendências Bio Psico Social 16
5.0CONCLUSÃO 16
5.1 CONSIDERAÇÕES PARA DEBATE Documentário “Ônibus 174” 22
6.0 REFERÊNCIAS 24
7.0 ANEXOS25










1. OBJETIVO

Este relatório constitui-se de uma análise sob diversos aspectos e teorias sobre a Psicologia e a Questão da Violência e a analise da hipótese levantanda sobre se a violência seria a principal causa do número de homicidios em São Paulo?Elaboramos uma crítica das visões absolutistas do termo violência, para se chegar em sua causa para tantas mortes.
Etimologicamente, o termo violência vem do latim, “violentia”, que significa violência, caráter bravio. Tais significados estão constantemente relacionados a uma forma de força ou potência, que agride, transgride algo ou alguém.
A Violência consiste na pratica em ações humanas deindivíduos, classes, grupos que ocasionam a morte de outros seres humanos ou que afetam sua integridade física, moral, mental ou espiritual. Na verdade, só se pode falar de violências, pois se trata de uma realidade plural, diferenciadas, pois necessitam ser conhecidas e debatidas.
A Questão da Violência se faz presente em todos os outros aspectos, pois interferem na saúde, integridade física e moral doser humano.
No levantamento bibliográfico e nas pesquisas realizadas com alguns participantes, encontramos associações fortes e significativas a respeito da hipotese levantada, a causa dos grandes números de homicidios e os indicadores da violência gerada pela desiguldade social, pobreza e baixa atuação dos governos responsáveis.
O Aumento da escala da violência após conhecer suas causas, apontampara a tendência de crescimento de mortes por Homicidios desde meados de 1980, especialmente em Sâo Paulo. Os estudos iniciais de carater descritivo, permitiram a identificação de alguns fatores de risco, tais como morar em grandes centros urbanos, desenvolvimento socio economico precário , pobreza e violência.

2. SÍNTESE: AS FACES DA VIOLÊNCIA (LIVRO: ANA BOCK)

O ser humano éagressivo.
Essa afirmação avalia a agressividade apenas pelas suas manifestações: o comportamento.
A agressividade é impulso que pode voltar- se para fora (heteroagressão) ou para dentro do próprio indivíduo (auto- agressão)
Constitui a vida psíquica, binômio amor/ ódio, pulsão de vida/ pulsão de morte.
A agressividade não se caracteriza exclusivamente pela humilhação, constrangimento oudestruição do outro, isto é, pela ação verbal ou física sobre o mundo.
A violência é o uso desejado da agressividade, com fins destrutivos. Esse desejo pode ser: voluntário, racional (premeditado e com objeto “adequado” da agressividade) e consciente ou involuntário, irracional (a violência destina- se a um objeto substituto, por exemplo, por ódio ao chefe, o indivíduo bate no filho) e inconsciente.A violência está presente também quando as condições de vida social são pouco propícias ao desenvolvimento e realização pessoal e levam o indivíduo a mecanismos de autodestruição, como o uso de drogas, o alcoolismo, o suicídio.
É necessário deixar de considerar como violência exclusivamente a prática de delitos, a criminalidade. Essa é uma associação feita, por exemplo, pelos meios decomunicação de massa e que acabamos por reproduzir.
Nos tempos modernos, é como se vivêssemos um momento de nossa civilização em que a cultura não dá mais conta de canalizar a agressividade- taque todos possuímos- em produções socialmente construtivas. A violência crescente e, aparentemente, descontrolada, mobiliza em todos nós a agressividade enquanto destrutividade: a destruição do outro e de...
tracking img