Psicologia social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (892 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

pesquisa

a) NOME DO MUNICÍPIO: MUQUÉM DO SÃO FRANCISCO.
b) Nome dos programas e local de implementação: Atendimento Psicológico no PSF – Posto de Saúde da Família,atendendo os usuários do SUS – Sistema Único de Saúde.
c) Número de pessoas atendidas em 2009: 65 pessoas.
d) Resultados do programa: Grande evolução nas mudanças de comportamento epercepção de vida a partir de um auto-entendimento.

INTRODUÇÃO

Vivemos numa sociedade voltada para a vida privada, para as relações pessoais tanto sob forma de competição entre osindivíduos quanto sob a forma da valorização da intimidade, dos interesses e demandas íntimos ainda que essa “intimidade” seja produzida pela sociedade de consumo, que inventa imagens com as quais osindivíduos passam a identificar-se.
E o sentimento de não corresponder a essa imagem, o sentimento da distância entre a soberania absoluta e a falta, e o impulso de desprezo pelo outro queparece concretizar essas imagens, traz um enorme vazio.
O fracasso, o insucesso, a perda, a derrota têm suas causas atribuídas à falta de capacidade do ser humano de lidar com situaçõesadversas, e toda essa carga recai em seus ombros, levando assim o individuo a melancolia ou a depressão.
Como relata Mauro Ivan João, no livro Depressão: síndrome da dependência psicológica,“A depressão se tornou um fenômeno tão freqüente no mundo moderno a ponto de ser considerada por alguns autores como a reação normal dos tempos atuais, desde que não interfira nas nossas atividadescotidianas. (...). Alguns terapeutas já a identificaram como o mal do século, devido sua alta incidência no atendimento psiquiátrico.”.

DESENVOLVIMENTO

Podemos observar a altaincidência da depressão no mundo. Os últimos dados revelam que a depressão atinge hoje 15 % da população em todo o mundo, esses dados revelam índices preocupantes. As estatísticas mostram que mais 400...
tracking img