Psicologia social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3869 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Capítulo 1: COMO É O SOCIAL DA PSICOLOGIA SOCIAL?

← ESTUDO DA INTERAÇÃO HUMANA: PSICOLOGIA SOCIAL

← Contribuição da psicologia social: pode contribuir de fato para o melhor entendimento de vários problemas sociais e ate fornecer subsídios para a solução de alguns deles. Jamais encontrará receitas prontas para serem seguidas.

← Objeto principal da psicologia social: oindividuo em sociedade e não há sociedade propriamente dita.

← Cabe à psicologia social estudar como o: convívio social se processa, quais as leis gerais que o regem, quais as consequências do processo de interação social, já que nos somos seres que nos relacionamos a todo instante, e nunca vivemos sozinhos.

← Estudando cientificamente o processo de interação entre as pessoas, a psicologiasocial permite que se tenha uma melhor compreensão do comportamento humano.

← Método experimental: é o método de investigação social mais utilizado, mas não o único usado pela psicologia social. Ao emprega-lo com os seres humanos, a intenção do pesquisador é estabelecer uma relação de causa e efeito entre os fatores situacionais e o comportamento por ele suscitado. Essa relação nãodetermina o comportamento, mas indica qual o comportamento mais provável quando tais fatores situacionais estão presentes. Esse método é a manipulação das variáveis e verificação das situações do meio social.

← A psicologia social nada mais é quem um setor da psicologia que estuda o indivíduo em interação com outros indivíduos procurando por meio do método cientifico (experimental) compreender oscomportamentos e pensamentos suscitados pela situação de interação social.

← Robert B. Zajone define a psicologia social : ela estuda nossas percepções dos outros, nossas motivações resultantes da interação com os outros e ainda as atitudes e comportamento pr´0-sociais e antissociais, estereótipos e preconceito, a formação de amizades e etc.

← O social da psicologia social é asociedade? Não, e sim o individuo em sociedade.

← Principal objetivo da psicologia social: é estudar a situação social e como ele influencia o comportamento individual ou grupal. Especificamente constitui interesse do psicólogo social verificar as características de determinadas situações sociais que são capazes de induzir as pessoas a se comportarem de forma distinta daquela que se comportariacaso a situação social fosse diferente.

← O poder da situação social constitui importante fator motivador de nosso comportamento. A psicologia social estuda como diferentes situações sociais influem em nosso comportamento.

































Capítulo 2: COMO CONHECEMOS AS PESSOAS COM AS QUAIS INTERAGIMOS?

← Estereótipo: crenças em relaçãoa algo. Os psicólogos sociais definem como a atribuição de determinados traços aos membros de certo grupo. Esses estereótipos possuem algo verdadeiro, porem, podem num caso particular ser totalmente falsos. Eles decorrem da generalização de observações individuais para todo o grupo a que pertence à pessoa em que recaiu a observação.

← Preconceito: quando o estereótipo é integrado poraspectos puramente negativos, por exemplo: (os negros são preguiçosos e os judeus falsos), estamos diante daquilo que se chama em psicologia social de preconceito (atitude negativa em relação às pessoas de um grupo). Apesar de ilógico nos utilizamos esses esquemas sociais em nosso dia-a-dia. Esquema social é a nível de cognição, e pode ser definido como pensamentos que um individuo forma em relação aalgo, a uma pessoa ou grupo.

← Rotular as pessoas: esquemas pessoais/ Rotular os grupos: estereótipos e preconceitos/ Rotular as funções: esquema de papeis ( ex: quando esperamos um comportamento de um professor, atleta , etc).

← Atitude x Comportamento: A: são valores, crenças que você tem em relação a algo. C: pode ser igual ou diferente do que eu penso, sendo ação frente a algo....
tracking img