Psicologia social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1096 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ACADÊMICA: SANDRA LETICIA TEIXEIRA MELO SILVA

ATIVIDADE AVALIATIVA DE ORGANIZAÇÃO SOCIAL NO BRASIL

(TEMA 1 – QUESTÃO 2) Quais são os pontos que mais se destacam no conjunto da obra de Caio Prado Junior?

Resposta: Com base na metodologia cientifica utilizada de Caio Prado Junior (ano 2011, pág.28), se observa que a teoria materialista histórico e dialético, onde foi usado o materialismohistórico baseando-se no processo da história da humanidade e do trabalho do individuo; dando ênfase para o pensamento marxista, que pregava a relação contraditória entre o capitalismo e o trabalho. Já o materialismo dialético está relacionado com a história da vida e da consciência do individuo, onde a história humana é a história do trabalho, da técnica, das forças de produção e das relações deprodução. Dessa forma, segundo o autor Caio Prado “a história passa a ser o processo pelo qual o homem procura conhecer e dominar a natureza, construindo a si mesmo, por meio do trabalho, da ciência e da técnica, mas também dominando os outros”.

(TEMA 1 – QUESTÃO 9, PARA ENVIAR) Caio Prado Junior, Gilberto Freyre e Sergio Buarque de Holanda são pensadores que, para entender a sociedadebrasileira, foram analisar e investigar a formação e o passado desta sociedade. Elabore um texto, de máximo 15 linhas, refletindo a importância de se olhar para o passado para entender o presente: por que uma sociedade é o resultado de sua história?

Resposta: A realidade que nos rodeia é cercada por histórias passadas, através de um processo, com resultados da ação humana ao longo do tempo que continuacomo um processo de construção. Neste sentido, deve-se compreender o passado e interpretar os fenômenos, para resolver os problemas das questões contemporâneas, como também, orientar a dinâmica da atualidade a partir do próprio ser humano, visto que este é o agente histórico fundamental no processo da história da humanidade.

(TEMA 2 – QUESTÃO 4) As obras de Caio Prado Junior foram fortementeinfluenciadas por interpretações materialistas da historia do Brasil. Explique o materialismo histórico a partir da obra de Karl Marx.

Resposta: Segundo o autor Karl Marx (ano 2011, pág.28), “o materialismo histórico basea-se no modo de produção da vida material condiciona o processo da vida social, política e intelectual em geral...”, ou seja, reflete na relação de produção e reprodução queproduzem na sociedade, desencadeando um processo de exclusão social; pois o trabalhador se coloca a disposição do capital. Dessa forma, estabelece uma relação de alienação e mais-valia, entre o trabalhador e o capital, onde o individuo se submete a trabalhos forçados para supri suas necessidades e manter a sua sobrevivência. Assim, a questão social produz-se e reproduz-se no seio da sociedade,agravando-se com o passar dos tempos pela incansável busca pelo acumulo de capital.

QUESTÃO Nº.3 – TEMA 3

RESPOSTA: O que diferencia a obra literária da cientifica, é que a primeira apresenta vocabulário rebuscado de palavras gramáticas da norma culta da língua portuguesa, ou seja, há uma preocupação no sentido de ligar a matemática com a finalidade de dá clareza ao texto. Já a obra cientifica,apresenta uma linguagem técnica, onde há preocupação com fatos, dados que normalmente são adquiridos empiricamente e passiveis de resolução matemática, ou se recorre a uma linguagem que oferece a maior precisão possível.

QUESTÃO Nº.4 – TEMA 4

RESPOSTA: Porque foi de grande importância a influencia que a antropólogo alemão Franz Boas, trouxe para a obra de Gilberto Freyre, com o assuntoabordado sobre o culturalismo americano. Dessa forma, o autor assimilaria a diferença entre raça e cultura, no qual seria a questão fundamental para a revisão do problema racial brasileiro**********.

QUESTÃO Nº.5 – TEMA 5

RESPOSTA: As diferenças existentes entre as reflexões dos autores é que o autor Sergio Buarque de Hollanda defende a ruptura, ao afirmar que a modernização social e política...
tracking img