Psicologia social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (591 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A – Psicologia social: o homem em movimento
1) O que significa dizer que o homem é um ser basicamente social?
Significa dizer que o homem é o resultado de sua relação com o ambiente, onde o meio emque ele se insere influencia em suas ações.

2) Tendo como base o texto ‘processo grupal’ do livro acima referido, o que podemos dizer sobre o processo de cristalização?
O processo decristalização e uma crença em uma realidade própria, incorporada pelo individuo que e difícil de reverter, pois á nossa realidade é um reflexo de nossas crenças, você é o que você acredita ser. Essa é a ideiacentral do conceito.

3) E sobre a alienação do homem?
O individuo se encontra alienado em função de ideologias impostas pela política, religião, mídia dentre outros. O homem é alienado no âmbito dotrabalho quando não participa de todo o processo de produção. E isso lhe confere um status de alheio ao restante da produção. Pelo fato de vender a sua força, em troca de um salário o torna expropriadopelo capitalista.

4) “O indivíduo só pode ser ‘livre’ e autônomo pela negação de outro indivíduo.” Qual o sentido desta frase? Exemplifique.
O trecho Vem mostrar que nenhum indivíduo consegue serlivre, caso ele esteja vinculado por laços sociais. Pois há sempre um ciclo de dependência entre ele e os demais. Por exemplo, um trabalhador autônomo pensa que esta livre, quando na verdade faz partede um todo cuja finalidade de tal proposta seria um único resultado, que lhe negando o direito à sua parcela individualizada no processo. Ser livgre de fato numa sociedade é algo difícil o u quaseimpossível, uma vez que todos necessitam de benesses advindas de outrem. Outro ponto de vista a ser observado também, é o fato de existir entre as relações sociais, a obrigatoriedade de respeito mútuo. Eno que tange o direito do outro, parafraseio aqui uma frase de Raul Seixas: ‘’querer o meu não é roubar o seu.’’ Percebe-se que não se pode ver todos os desejos realizados, considerando a...
tracking img