Psicologia social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (337 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
É um processo de "comunicação" onde as pessoas falam e respondem, sem prestarem verdadeiramente atenção ao outro e ao que ele está dizendo. Cada um precisa "desabafar", ter alguém com quem conversar.Se a necessidade é forte e de ambas as partes, a "comunicação" se transforma num diálogo animado, mas "de surdos", porque cada um fala de si, extravasa suas idéias, sentimentos, necessidades. Ambosfalam, sem comunicar-se verdadeiramente. É um tipo de interação importante, porque ajuda a desanuviar a tensão pessoal, a sentir-se vivo. É uma comunicação unidirecional, de uma direção só: A fala paraB e B fala para A, mas o que dizem realmente é pouco significativo para o outro, porque este também desabafa, está expressando suas necessidades.

Vivemos processos de comunicação autênticos einautênticos. Autênticos, quando há uma correspondência entre o que percebemos e o que comunicamos; e inautênticos, quando nos ocultamos (ou tentamos ocultar-nos através de palavras ou de máscaras),quando representamos personagens que não são nossos, ou quando os outros se escondem também de nós. Se conseguimos desenvolver processos de comunicação autênticos, aprenderemos mais, evoluiremos mais,ampliaremos nossos horizontes emocionais e intelectuais de forma poderosa. Se predominam em nós processos de comunicação inautênticos, cresceremos cada vez menos, perderemos a confiança nos outros eprincipalmente em nós mesmos.

Há comunicações interpessoais superficiais, episódicas, temporárias, dirigidas para objetivos específicos e há outras mais profundas, ricas, estáveis, intensas, decisivas.As interações que mexem com os sentimentos, com o afeto são as mais significativas, as que mais nos influenciam. Pela comunicação crescemos, evoluímos, mas também nos escondemos. Se não estou bemcomigo, posso passar a vida correndo atrás de que outros me completem, de que me preencham, tornando-me dependente deles.

Em cada um de nós se definem as mudanças mais radicais que afetarão a toda a...
tracking img