Psicologia social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1762 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Psicologia Social

A psicologia social surgiu no século XX, como uma área de aplicação para estabelecer uma ponte entre a Psicologia e as ciências sociais, que tem como estudo indivíduo-sociedade, que é a relação que os indivíduos mantêm com o coletivo no qual estão inseridos.

Indivíduo - social: Uma relação importante

1. A psicologia se respaldou e fundamentou em uma base dicotômica,que se dividiu em dois grupos contraditórios: de um lado a subjetividade (o espaço intimo do indivíduo) e de outro a objetividade (exposição dos fatos) como coisas separadas.
Sendo que se dividem dois blocos: As teorias dicotômicas e a crítica à dicotomia (Uma nova psicologia social).
No primeiro bloco a dicotomia e a psicologia social se desenvolvem em duas visões: uma sociológica e outrapsicológica.

A visão sociológica

São todos os nossos comportamentos manifestados perante a sociedade, tais comportamentos para o desempenho de determinado papel pré-escrito pela sociedade, exemplo: O indivíduo é coagido a seguir a sociedade com suas regras e modelo de conduta. Deste modo, não escapou a dicotomia.

A visão psicológica
È a forma como o indivíduo se põe a frente da sociedade,como percebe os outros, como entende as regras, como lhe chegam às expectativas, tudo isso é fundamental para entender o comportamento em sociedade. A interação social e o encontro social são objetos investigados por essa visão. A partir de um encontro social, tiramos alguns conceitos, sendo eles:

Percepção Social

A percepção é, pois, um processo que vai desde a recepção do estimulo pelosórgãos dos sentidos até a atribulação de significado ao estimulo.

Comunicação
È um processo, que envolve codificação de mensagens. A psicologia social estuda o processo de atitude e da influência entre as pessoas que se comunicam, trazendo respostas aos processos psicológicos que envolvem na comunicação.

Atitudes
Para a psicologia social, atitudes não são tomadas e sem desenvolvidas em meio àsociedade, são colocadas por meio de crença, valores e opiniões.
No entanto a atitude vai depender do resultado dos comportamentos gerados por situações diversas.

Mudanças de atitudes
São modificadas a partir do momento em que obtemos novas informações, novos afetos, comportamentos, situações e obrigações de pessoas e objetos.
Existindo assim a tendência em manter componentes em acordo.Processo de socialização
Dão-se por meio de crenças, valores, significações de um indivíduo tornando-se membro de um conjunto social, com suas normas e regras. Para um relacionamento básico.

Grupos sociais
O elemento intermediário entre o conjunto social mais amplo e o indivíduo, é feito pelos grupos sociais, que são conjuntos de indivíduos com os mesmos objetivos para um funcionamentodeterminado, com obrigações distribuídas entre os mesmo. A psicologia social estudou a compreensão desse processo.

Segundo bloco: Á critica a dicotomia uma nova psicologia social
Nos anos 70, a psicologia social começa a fazer críticas a ela mesma, pois estavam aliados aos interesses da elite, interesses esses que ajudavam aumentar o lucro das empresas.
Algumas críticas importantes foram feitas ateorias do primeiro bloco criando base para o surgimento de novos efeitos em psicologia social.
A) É uma psicologia social baseada na organização que dá nome aos processos observáveis dos encontros sociais.
B) Seu desenvolvimento é comprometido com os objetivos de formulação de ajustamentos e adequação de comportamentos individuais ao contexto social.
C) É uma psicologia socialconsiderada apenas como a relação entre pessoas- a interação social- e não como produções humanas que vão construindo a realidade social e o indivíduo.
D) É uma psicologia social assentada na dicotomia, ou seja, separando indivíduo e sociedade como se um pudesse e existisse sem o outro. Suas teorias privilegiam ou um, ou outro pela dicotomia.

A básica da nova psicologia social está na relação do...
tracking img