Psicologia social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1754 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de maio de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto

Resenha crítica do livro "O que é psicologia social?" escrito por Silvia T. Maurer Lane.
A Psicologia social teve maior atenção no século XX, onde houve o surgimento de uma compreensão individual do social, por entender que a psicologia dos indivíduos serviria para compreender a sociedade. A imigração dos pensadores gestaltistas, em decorrência da ascensão de Hitler, foi o impulso para osurgimento de uma psicologia social cognitivista que como a behaviorista, mantinha uma postura individualizante, mantendo uma distinção entre indivíduo e sociedade. A Psicologia social passou a ser compreendida como o estudo das interações humanas e foi a fundo sobre os problemas relativos às atitudes e aos valores, que podiam ser negativos como o preconceito, ou positivos, como a liderança porexemplo. Outro foco bastante abordado pela psicologia social norte americana foi o funcionamento do grupo como objeto de produtividade, seguindo as demandas do capitalismo avançado daquele país.
Essa teoria tornou-se hegemônica após a Segunda Guerra Mundial, devido aos planos de reestruturação das universidades européias entre outras e pelo amplo desenvolvimento das pesquisas nos Estados Unidos. Noentanto essa supremacia começou a ser abalada pelos questionamentos de psicólogos latino americanos nos próximos anos, ao afirmarem que os modelos teóricos estadunidenses não condiziam com a realidade dos povos de cada país. No Brasil, esse abalo desencadeou uma crise de que acabou por firmar na Psicologia social do País a perspectiva sociológica, que primeiramente via o compromisso com a populaçãoe com seus respectivos problemas.
Sendo a Psicologia a ciência que estuda o comportamento, a Psicologia Social deve estudar o comportamento social, entretanto há uma questão intrigante que surge quando se faz essa relação, pois quando o comportamento se tornaria social, ou se são possíveis comportamentos não sociais nos seres humanos. O enfoque da Psicologia Social é estudar o comportamento deindivíduos no que ele é influenciado socialmente. Entendendo a influência histórica-social, que se faz primordialmente através da aquisição de linguagem.
Ao nascermos somos seres sociais, pois para garantir a sobrevivência no mundo, precisamos de no mínimo mais uma pessoa, pois diferente dos animais que nascem com alguns conhecimentos inatos para a sobrevivência, somos dependentes de outros aolongo de nosso desenvolvimento. Desde o primeiro momento de vida, o indivíduo está inserido num contexto histórico. Pois em cada grupo social há normas que regem as relações entre os indivíduos que determinam socialmente os papéis a serem exercidos.
Os papéis que são desempenhados e tudo que se faz têm as suas determinações sociais, dentro desse contexto a possibilidade de manifestaçõesindividuais em um nível de personalidade e desejos é também determinada de maneira social. Pois, há normas específicas de conduta dentro das diferentes sociedades que determinam a possibilidade de expressão individual, portanto é pautado por uma determinação histórica. A identidade social é definida pelo conjunto de papéis que desempenhamos e que visam basicamente à manutenção das relações sociais.
Alinguagem como construção social, visa à comunicação de conhecimentos e atribuições de sentidos aos objetos. Transformando os seres humanos diferentes dos demais, pois são capazes de produzir signos e atribuir significados. Como influência social, o bom uso da linguagem pode reproduzir ideologias discriminadoras que são mascaradas atrás de bons discursos para que as pessoas as sigam, ou seja, odomínio da palavra pode levar a sociedade à alienação. Técnicas para isto são muito utilizadas em áreas políticas e militares. Havendo uma necessidade individual de capacidade de discriminação dos discursos proferidos.
O papel da família dentro das determinações sociais é fundamental para compreender a consolidação de um indivíduo como um ser social. Dentro da instituição familiar há leis, normas e...
tracking img