Psicologia social

Páginas: 4 (949 palavras) Publicado: 23 de novembro de 2012
UNICSUL
UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL

PSICOLOGIA SOCIAL
Trabalho

Discentes:


Trabalho apresentado para Compensação de Ausências na disciplina de Psicologia Social do curso de ServiçoSocial, turno Matutino, da Universidade Cruzeiro do Sul ministrado pela professora Regiane.

São Paulo
Junho de 2012.

O QUE É PSICOLOGIA SOCIAL?
A Psicologia Social estuda oprocesso pelo qual uma resposta é provocada por um estímulo, um objeto ou um contexto, distinta da réplica original. Esse ramo da psicologia pesquisa, assim, as relações sociais, a dependência recíprocaentre as pessoas e o encontro social. Podemos dizer que a Psicologia é a ciência que estuda o comportamento, principalmente, do ser humano.
O objetivo principal da Psicologia Social é estudaro comportamento de indivíduos no que ele é influenciado socialmente. E isto acontece mesmo antes de seu nascimento, e posteriormente tal comportamento é influenciado pela aquisição da linguagem, poisas palavras determinam uma visão de mundo, um sistema de valores e, conseqüentemente, ações, sentimentos e emoções decorrentes. É os sentimentos de alegria ou tristeza que nos servem de exemplos paramostrar-nos o quanto nossas emoções decorrem desta visão de mundo que adquirimos através dos significados das palavras. Em outras palavras, a Psicologia Social estuda a relação essencial entre oindivíduo e a sociedade, desde como seus membros se organizam para garantir sua sobrevivência até seus costumes, valores e instituições necessários para a continuidade da sociedade.
O viverem grupos permite o confronto entre as pessoas e cada um vai construindo o seu "eu" neste processo de interação, através de constatações de diferenças e semelhanças entre nós e os outros. É nesteprocesso que desenvolvemos a individualidade, a nossa identidade social e a consciência-de-si-mesmo. A identidade social é o que nos caracteriza como pessoa, é o que respondemos quando alguém nos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Psicologia Tradicional e Psicologia Social
  • PSICOLOGIA SOCIAL
  • Psicologia Social
  • psicologia social
  • Psicologia Social
  • psicologia social
  • Psicologia social
  • Psicologia social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!