Psicologia social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1205 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
MARIA APARECIDA RIBEIRO DE SOUZA

PSICOLOGIA SOCIAL

Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Psicologia Social.

Orientador: Profa. Lisnéia Aparecida Rampazzo

Montes Claros MG
2009
DADOS LEVANTADOS NA PESQUISA

a) Nome do município: Montes Claros

b) Nome dos programas: CAPS / TM ( Centro deAtenção Psicossocial de Transtorno Mental) e Ambulatório de Saúde Mental.
Local de implementação: Policlínica Dr. Hélio F. Sales, localizada na Av. Donato Quintino, 341. Bairro Canelas, Montes Claros – MG. Tel: (38)32293330 / 32293331 / 32293380.

c) Número de pessoas atendidas em 2009: 328

d) Resultado do programa: positivo.

O CAPS somente faz atendimento psicológico. Possui psicólogadisponível para atendimento a todo tipo de problemas porém não possui programas para reabilitação.
O CAPSTM (de transtornos mentais) também não possui programas de reabilitação. Eles encaminham os pacientes com transtornos para a Unidade de Saúde Hélio Sales. A partir de lá, através de análise e necessidade pose-se encaminhar os pacientes para o Hospital Universitário (HU) ou para o Prontomente.Ressalta-se que somente há a internação mediante encaminhamento do CAPS o da Unidade de Saúde.
O CAPS capacitado a tratar de problemas relacionados com álcool e drogas é o CAPS AD.
Para chegar à internação d fato é necessário a intervenção de alguns centros, que são eles:
• PSF ou Centro de Saúde
• CAPS TM
• Unidade de Saúde Hélio Sales
• Internação: Prontomente ou Hospital Universitário.Foram realizados cerca de 328 casos de atendimento psicológicos de acordo com informações de Valéria Códino, gerente da Unidade de Saúde Mental Hélio Sales, assim como atendimentos ambulatoriais, psiquiátricos, CAPS e todo tipo de triagem.
De acordo com informação da Secretaria de Saúde de Montes Claros, 10% dos pacientes são internados, 20% recuperam e 70% geralmente desiste do tratamento edepois de algum tempo volta procurar o serviço novamente.
As informações da relação de pacientes da permanecia dia do CAPS AD/2209 segue em anexo.

INTRODUÇÃO

A prática dos profissionais que atuam na área da saúde mental vem se modificando concomitantemente às transformações da assistência à saúde de um modo geral, influenciada pelas mudanças filosóficas, sociais, políticas e econômicas dasociedade.
O presente trabalho tem como objetivo mostrar a contextualização teórica da psicologia social, assim como a importância em se estudar o conceito de representação social.

PSICOLOGIA SOCIAL

O foco de interesse da Psicologia é, de um modo geral, segundo Statt (1986), “o comportamento do indivíduo”. A Psicologia estuda também o comportamento de pequenos grupos, porém, na visão desseautor, à medida que amplia-se o número de componentes dos grupos, deixa de ser a ciência mais apropriada para a compreensão dos comportamentos envolvidos, uma vez que os fatores sociais que afetam cada indivíduo mostram-se numerosos. Statt chama a atenção, no entanto, para o fato que, a despeito do tamanho dos grupos, o comportamento é, realmente, emitido por indivíduos e cada um desses indivíduosapresenta-se sujeito aos mesmos processos psicológicos.
O estudo da concepção da doença mental, bem como as formas de tratamento na trajetória histórica da psiquiatria tornam-se necessários para a compreensão dos determinantes das práticas de cuidado à pessoa com transtorno mental nos dias atuais. Nesta perspectiva, a história da loucura é também a história de uma prática e saberes concebidos econstruídos coletivamente, de acordo com as épocas, culturas e sociedades dos homens, de seu cotidiano e de suas representações (MIRANDA, 1994).
Em 03 de maio de 1989 o movimento de reforma psiquiátrica assumiu repercussão nacional, a partir da intervenção da Secretaria Municipal de Saúde no hospital psiquiátrico denominado Casa de Saúde Anchieta na cidade de Santos.
Após uma série de denúncias...
tracking img