Psicologia social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (366 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO DE PSICOLOGIA SOCIAL

1- São as características psicológicas individuais que moldam a cultura (sociedade) ou é a cultura que molda os indivíduos?
Resposta: Ambas as idéias sãodefendidas com o mesmo rigor, sem comprovar que a outra está errada, ou seja, buscam a superação desta dicotomia.

2- Explique três objetivos a que se propôs Wundt.
Resposta: 1º Objetivo: PsicologiaExperimental: Ele utilizava o seu próprio laboratório.
2º Objetivo: Metafísica ou Filosofia Científica – Wundt Desenvolveu a metafísica, porque só com a experimental não dava conta do ser humano.3º Objetivo: Psicologia Social: (fenômenos coletivos não podem ser reduzidos à consciência individual).

3- Explique as seguintes frases:
“O longo passado e o curto presente da Psicologia”.Resposta: Referia-se à curta história da Psicologia Experimental que Wundt iniciava em 1979 em seu próprio laboratório.
“O repúdio positivista a Wundt”.
Resposta: Os positivistas não adotavammétodos rigorosos e sistemáticos de comprovação da realidade, acreditava-se que toda forma de conhecimento origina-se da Teologia (pensamento, mítico, religioso, , sensitivo, intuitivo) e Wundt era ooposto, trabalhava para a criação filosofia científica e afirmava que cada indivíduo era um ser individual, a consciência individual é incapaz de nos fornecer uma história do pensamento humano.

4-Explique a seguinte expressão: Formas psicológicas e sociologias da Psicologia Social.
Resposta: Na forma psicológica da psicologia as explicações do coletivo e do social são reduzidas às leisindividuais, ou seja, o indivíduo é o centro da análise, é entendido como uma entidade liberal autônoma e consciente de si, independente das relações com o texto social. Ou seja, o indivíduo é quem determinao ambiente.

Na forma sociológica da psicologia a sociedade é quem determina o indivíduo.
Porém, até os dias atuais esta dicotomia permanece.

5- Eu suma, o que caracterizou a Psicologia...
tracking img