Psicologia social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1654 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PSICOLOGIA SOCIAL E A REALIDADE DA MULHER NA SOCIEDADE BRASILEIRA



INTRODUÇÃO ......................................................................................................... 04
1 PERCEPÇÕES SOCIAIS E A MULHER................................................................ 05
2 IMPORTÂNCIA DO GRUPO................................................................................. 06
3 ATITUDE, OS JOVENS E OS GRUPOS .............................................................. 07
4 TRABALHO E POLÍTICAS SOCIAIS PARA A MULHER ..................................... 08
CONCLUSÃO ........................................................................................................... 09
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS......................................................................... 10

INTRODUÇÃO

Ao longo da história, os valores socioculturais, devido à sua natureza transitória e relativa, têm sofrido alterações. O status e o papel atribuídos à mulher, perante a sociedade, têm se modificado também. A transitoriedade e relatividade dos valores definem e estabelecem os diferentes papéis que a mulher desempenha na sociedade;bem como o modo como a sociedade, em sua pluralidade estrutural, percebe a mulher em todos os seus aspectos: psicológico, social, cultural, físico, intelectual.
A mulher vem ocupando, com maior freqüência, espaços profissionais, culturais, sociais e políticos que, tradicionalmente, eram reservados e permitidos somente aos homens. A busca por essa igualdade de direitos e a necessidade portornar-se “autora” de sua própria história, têm sido uma constante nas reivindicações das mulheres.
No entanto, ainda é perceptível a assimetria em relação aos gêneros (homem, mulher) nos mais diversos aspectos: salários, oportunidades de estudo, de trabalho,
a maneira como as atitudes são vistas pela sociedade, a divisão de “deveres e direitos”, entre outros.
Assim, esse trabalho tem comoobjetivo apresentar e discutir os comportamentos sociais que permitem a percepção e compreensão do status da mulher na sociedade, além de apresentar algumas possibilidades do Serviço Social que auxiliem as mulheres a enfrentar as questões sociais às quais estão sujeitas cotidianamente.


1. PERCEPÇÕES SOCIAIS E A MULHER

A percepção - processo ou resultado capaz de tornar o ser humano conscientede objetos, relacionamentos e eventos por meio dos seus sentidos - permite que os indivíduos se organizem e interpretem os estímulos recebidos. É de extrema importância para a vida em sociedade, uma vez que o comportamento das pessoas é baseado na interpretação que elas fazem da realidade e não na realidade em si. Assim, a percepção do mundo é diferente para cada um; cada pessoa percebe um objetoou uma situação de acordo com os aspectos que têm especial importância para si própria. A seletividade, as teorias pessoais, os traços de personalidade, as impressões que cada indivíduo demonstra, as ideologias, as manifestações culturais nas quais o indivíduo está inserido, determinam a sua percepção diante de determinado assunto.
Diferentes concepções e percepções acerca da mulher, do seucorpo, de seu modo de ser e se comportar variam ao longo da história da humanidade. Gilles Lipovetsky (2000) evidencia três momentos na trajetória histórica feminina: o primeiro refere-se a um longo período de dominação social do masculino sobre o feminino; o segundo ocorre a partir da segunda metade da Idade Média ao início da Era Moderna e refere-se ao enaltecimento do papel da mulher comoesposa, mãe e educadora, mas ainda subordinada ao poder masculino em todos os demais aspectos e, o terceiro reflete o fato de que a tradicional dependência masculina já não se sustenta para a mulher moderna, a qual reage por si própria.
Entretanto, apesar das transformações concretas pelas quais a mulher vem lutando e passando, ainda é possível perceber que os lugares tradicionais do mundo feminino...
tracking img