Psicologia social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (735 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Atividade Avaliativa Questionário
Questões Dissertativas
Questão 01
Explique como aconteceu a “crise da Psicologia Social” no Brasil, demonstrando quais eram os pontos principais mobilizadoresda quebra do colonialismo norte-americano e quais foram os principais pensadores brasileiros e o marco de ruptura da Psicologia Social brasileira.

A crise começa nos congressos da sociedadeinteramericana de psicologia, principalmente em Miami (1976) e tinha como pontos principais a dependência teórica mitológica simplificação e simplicidade, das analises destes temos s individualização dosocial. Osprincipais pensadores foram Silvia Lorrane e Codo. A obra O homem em movimento é o marco da ruptura.
Questão 02
Formule um conceito de ética
Ètica pode ser encarada como a ciência daconduta. Nesse mesmo sentido o conceito de ética pode ser utilizado como caráter individual ou no hábito associado ao chamado “ Bem” fazem parte dessa interpretação as éticas platônicas e aristotélica, alémda maior parte dos estudos que versam sobre o tema.

Questão 03
Diferencie cultura no enfoque que enfatiza a questão semiótica, concentrando-se no simbólico-interpretativo e de caráterhistórico-cultural da concepção de Geertz.

A cultura é um contexto dentro do qual os acontecimentos sociais, as instituições e os comportamentos podem ser escritos com densidade. Ela consiste em estruturas designificado socialmente estabelecidas, ou seja, em sistemas entrelaçados de signos interpretáveis. A cultura é assim pública porque o significado o é.
Assim, os dados antropológicos são construçõesdas construções dos nativos sobre suas práticas coletivas. O antropólogo constrói descrições densas orientadas e fictícias. Estas criações, conforme dito anteriormente, não são falsas ou não fatuais,pois partem das observações do trabalho de campo. No entanto, deve estar sempre claro para o antropólogo que enquanto a cultura está no quotidiano dos nativos, a antropologia está nos textos. Ambos...
tracking img