Psicologia social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (967 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Como as pessoas percebem as outras?

A Psicologia Social é a área da psicologia que estuda a interação social, a interdependência entre os indivíduos. Segundo o psicólogo brasileiroAroldo Rodrigues é o estudo das “manifestações comportamentais suscitadas pela interação de uma pessoa com outras pessoas, ou pela mera expectativa de tal interação”.
A Percepção Social é o primeiroprocesso desencadeado, é um processo que vai desde a recepção de um estímulo pelos órgãos dos sentidos até a atribuição de significado ao estímulo.
A Comunicação é outro aspecto importante a serconsiderado. A Psicologia Social estudou o processo de interdependência e influência entre as pessoas que se comunicam, a fim de entender os processos psicológicos envolvidos na comunicação.
Para aPsicologia Social, diferentemente do senso comum, nós não tomamos atitudes (comportamento, ação), nós desenvolvemos atitudes (crenças, valores, opiniões) em relação aos objetos do meio social. Essasatitudes podem ser modificadas a partir de novas informações, novos afetos ou novos comportamentos ou situações. Assim podemos mudar nossa atitude em relação a um determinado objeto porque descobrimos queele faz bem a saúde ou nos ajuda de alguma forma.
A formação do conjunto de nossas crenças, valores e significações, dão-se no processo que a Psicologia Social denominou socialização. Nesse processo oindividuo se torna membro de um determinado conjunto social, aprendendo seus códigos, suas normas e regras básicas de relacionamento, apropriando-se do conjunto de conhecimentos já sistematizados eacumulados por esse conjunto.
Entre o individuo e o conjunto social, existem elementos que servem de intermediários, chamados estes de grupos sociais.
Os grupos sociais são pequenas organizações deindivíduos que, possuindo objetivos comuns, desenvolvem ações na direção desses objetivos.
Entendida a sociedade como um conjunto de posições sociais, todas as expectativas de comportamento...
tracking img