Psicologia social: o homem em movimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (778 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
| |

FICHAMENTO Data:15/03/2013
Curso: PSICOLOGIA

LANE, S.T.M. CODO, W. Psicologia Social: o homem em movimento. 8. Ed. São Paulo: Brasiliense, 1989. P. 48-57.

1ª parte:apresentação objetiva das idéias do autor
“Tomando suas palavras, “os organismos vivos são sistemas abertos, pois trocam tanto energia como matéria com seu meio ambiente e, ao fazerem isso, transformamambos””. (Pág. 48).

“A sobrevivência de um organismo depende em última instância da capacidade física, biológica e psicológica de transformar o meio à sua imagem e semelhança e, portanto, deautotransformar-se à imagem e semelhança do meio”. (Pág. 49).

“Ou, como diz Leotiev, já se referindo a seres humanos: ...na própria organização corporal dos indivíduos está contida a necessidade deentrar em uma relação ativa com o mundo exterior; para existir, devem atuar... ao influir sobre o mundo exterior o modificam, com isso se modificam também a si mesmos. Por isso, o que os homens são estádeterminado por sua atividade, à qual está condicionada pelo nível já alcançado no desenvolvimento de seus meios e formas de organização”. (Pág. 50).

“Portanto, o instrumento tem um carátermediador na medida em que funciona concretamente como extensão do homem, ampliando ou precisando seus gestos e o eterniza. Um machado, por exemplo, é o ato do homem objetivado, perene, imortalizado, em umapalavra, transcendente ao próprio homem”. (Pág. 52).





“Isto é verdade para qualquer abstração, qualquer pensamento. Ocorre que, amiúde, o instrumento de intervenção do homem nouniverso é a própria palavra que reorganiza relações dos homens entre si, funcionando prioritariamente como um instrumento de intervenção no outro ou do outro em mim.”. (Pág. 53).

“Em suma, oinstrumento de trabalho transforma o homem de animal em ser transcendente: através da ação mediatizada o homem transcende a si mesmo, em direção ao seu projeto, portanto em relação ao outro, portanto em...
tracking img