Introdução

Esta atividade propõe a explanação e compreensão a cerca dos elementos fundamentais que constituem o que chamamos de “Encontro Social”, com ênfase na “Percepção Social”.  
A percepçãoé o ponto de partida da interação social.  Os outros processos de interação só podem ser executados mediante a percepção que um indivíduo desenvolve a cerca do outro e do mundo.   
É através dapercepção que percebemos o outro, não só sua presença mas também seus valores e costumes que poderão influenciar nossos comportamentos. A partir dela podemos organizar as informações de tal forma apossibilitar a compreensão e categorização dos acontecimentos presenciados. 

Percepção Social

O processo de comunicação se inicia logo após a percepção do outro. É ela quem fornece os códigos queorientam a troca de informações e a compreensão das mesmas entre os indivíduos. Estes códigos não são representados apenas verbalmente, também podem ser realizados através de expressões faciais, gestos,movimentos, desenhos e sinais.  
A compreensão e a categorização das informações adquiridas pelo indivíduo o impulsiona a desenvolver atitudes positivas ou negativas diante de situações e pessoaspresentes no meio social em que vive.  
Embora as atitudes sejam determinadas através da compreensão a cerca do meio social, elas não são imutáveis, pois podem variar de acordo com novas informaçõesrecebidas relacionadas com as mesmas situações já vividas.  
A interação social depende do processo de socialização, onde o indivíduo se integra a um conjunto social e aprende regras básicas derelacionamento. Este conjunto social normalmente se inicia na família e serve como modelo para futuras interações.  
A partir do processo de socialização são formados os grupos sociais. Estes grupos formamconjuntos de pessoas que possuem objetivos comuns e trabalham para que estes objetivos sejam alcançados. Geralmente estas pessoas desenvolvem atitudes semelhantes em meio às situações, o que favorece o... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 04). Psicologia social - percepção social. TrabalhosFeitos.com. Retirado 04, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Psicologia-Social-Percep%C3%A7%C3%A3o-Social/195219.html

MLA

"Psicologia social - percepção social" TrabalhosFeitos.com. 04 2012. 2012. 04 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Psicologia-Social-Percep%C3%A7%C3%A3o-Social/195219.html>.

MLA 7

"Psicologia social - percepção social." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 04 2012. Web. 04 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Psicologia-Social-Percep%C3%A7%C3%A3o-Social/195219.html>.

CHICAGO

"Psicologia social - percepção social." TrabalhosFeitos.com. 04, 2012. Acessado 04, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Psicologia-Social-Percep%C3%A7%C3%A3o-Social/195219.html.